Método Bobath para crianças com síndrome de Down

O método Bobath tem como objetivos facilitar a coordenação motora e inibir movimentos e posturas inadequados. Esta terapia pode trazer bons resultados na estimulação precoce de bebês com síndrome de Down, uma vez que a hipotonia  (músculos mais “molinhos”) favorece desordens de postura e de movimentos. Neste caso, os exercícios do método Bobath muitas vezes evitam que estes problemas apareçam e prejudiquem o desenvolvimento da criança.A metodologia foi desenvolvida pelo neuropediatra Karel Bobath e sua esposa, a fisioterapeuta Berta Bobath. O resultado das pesquisas do casal, que acumulou 25 anos de experiências para aperfeiçoar a técnica, é adotado em diversos países.

Como funciona?

O método bobath utiliza os reflexos e os estímulos sensoriais para inibir ou provocar respostas motoras, como reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio. A técnica parte do princípio de que é possível aprender a sensação do movimento para desenvolver a coordenação motora e, a partir daí, realizar os movimentos corretamente. O fortalecimento da musculatura também é fundamental neste processo.

O tratamento inclui exercícios ativos e passivos– porém, os movimentos com a participação ativa do bebê é que vão trazer as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos automáticos e voluntários. Entre os instrumentos utilizados pelos profissonais, estão a bola e o rolo. Contudo, a prescrição dos aparelhos, assim como os exercícios, vai depender da avaliação do fisioterapeuta.

Quem pode ajudar?

No início, os exercícios devem ser acompanhados por um profissional de fisioterapia ou terapia ocupacional que tenha conhecimento sobre o método. Em seguida, a família poderá realizar os exercícios em casa com tranquilidade.