Aluna com síndrome de Down ganha prêmio em concurso nacional de redação

Aos 11 anos, Camila Manzolli quer ser professora quando crescer. Crédito: reprodução

Uma estudante com síndrome de Down de uma escola particular de Curitiba venceu um concurso nacional de redação infantil. Com o apoio dos professores e dos colegas de classe, Camila Manzolli, de 11 anos, redigiu um texto sobre a própria história. Assista a um vídeo com a história de Camila neste link.

“Foi um processo bem difícil, mas foi bem legal trabalhar com ela. Eu ia levantando algum tema, mas ela mesma construía as frases e no final ficou bem bacana a história”, explica a professora Giovana de Bassi.

Dentre os assuntos descritos na redação, Camila fez questão de lembrar quando ganhou uma medalha de ouro nas paraolimpíadas na categoria de ginástica. O texto surpreendeu os organizadores do concurso, que criaram um prêmio específico para a garota na categoria superação.

O troféu foi entregue durante uma solenidade no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. A mãe, Liziane Manzolli, contou que se sentiu orgulhosa da filha após mais uma conquista. “É muita emoção, eu jamais imaginaria”, afirma a mãe, que completa e diz que o reconhecimento é só o começo das conquistas que ainda estão por vir. Quando crescer, Camila conta que quer ser professora.

Menina de oito anos salva irmã de afogamento em Manaus

Outro exemplo de superação envolvendo uma criança com síndrome de Down emocionou o país nesta semana. A menina, de oito anos, salvou a irmã quatro anos mais nova que caiu em um igarapé na zona leste de Manaus na última sexta-feira. Após resgatar a irmã, ela foi arrastada pela correnteza e socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas acabou falecendo três dias depois na UTI do Pronto Socorro da Criança Joãozinho.

Fontes: G1 PR
Expresso MT