Movimento Down comemora um ano em festa da inclusão com amigos e colaboradores no Rio de Janeiro

Em apenas um ano de existência, o Movimento Down já tem diversos motivos para comemorar. De março de 2012 até aqui,  tornou-se referência nacional e internacional em informações e iniciativas voltadas para a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down. No último sábado (16/03), uma grande festa no Rio de Janeiro contou com a presença de colaboradores, convidados e amigos para festejar as conquistas de um ano tão especial com um show da Palavra Cantada.

Show da Palavra Cantada diverte e emociona o público no show de aniversário do Movimento Down. Crédito da imagem: Paula Moreira Fotografia


Apresentador da cerimônia, o jornalista Maurício Kubrusly deu início à festa lembrando que o portal Movimento Down já é o mais acessado do Brasil sobre o tema. Destacou, ainda, as diversas linhas de atuação do Movimento, que colabora para a elaboração de políticas públicas inclusivas como a criação das Diretrizes de Saúde para Pessoas com Síndrome de Down do Ministério da Saúde e sua versão acessível. “O Movimento Down está ficando grande do tamanho de um elefante!”, brincou, lembrando uma das músicas da Palavra Cantada.

Autodefensor do Movimento Down, Breno Viola se emocionou ao falar das conquistas das pessoas com síndrome de Down, especialmente os jovens e adultos. “Gostaria de dar os parabéns para o nosso grupo do Movimento Down por um ano cheio de atividades”, explicou, destacando o trabalho exercido pelo Conselho Editorial Acessível do MD, responsável por produzir conteúdos em textos simples para pessoas com deficiência intelectual.

Maria Antônia Goulart, coordenadora-geral do Movimento Down, agradece a patrocinadores e colaboradores. Crédito da imagem: Paula Moreira Fotografia

Maria Antônia Goulart, coordenadora-geral do Movimento, ressaltou a importância dos patrocinadores da organização, Petrobras, Amil, Correios e TV Globo, que dão o apoio necessário para transformar seus projetos em realidade: “Sem eles, não estaríamos aqui hoje comemorando tantas conquistas. Muito obrigado”. Colaboradores como a pediatra Ana Cláudia Brandão e o geneticista Zan Mustacchi, maior especialista em síndrome de Down do Brasil, presentes no evento, também foram homenageados.

Entre músicas, histórias e brincadeiras, a Palavra Cantada subiu ao palco em seguida para conquistar a plateia, formada por pessoas de todas as idades com e sem síndrome de Down. Uma das ganhadoras do concurso cultural que premiou a comunidade do MD no Facebook com ingressos para o evento, Alessandra Maltarollo se disse emocionada por estar em um ambiente verdadeiramente inclusivo. “O espetáculo foi fantástico. Ainda mais por uma causa tão nobre. Adorei estar nesse lugar onde ninguém se olha diferente. Isso me marcou muito. Quisera todo lugar fosse assim”, explicou a mãe de Clarice, de seis anos, que tem síndrome de Down.

Pedro e sua irmã Ana Júlia se divertem com as bolas que os pequenos ganharam de presente após o show. Crédito da imagem: Paula Moreira Fotografia

Para Bianca Costa, mãe da pequena Maria Clara e colabora do Movimento Down, o show foi um presente e tanto em um dia especial. “A Maria adorou o show. Eu me emocionei muito, foi lindo. Foi um presente para ela e para mim, que faço aniversário hoje”, contou.

E as comemorações não param por aí: nesta quinta-feira, Dia Internacional da Síndrome de Down e data da criação do Movimento Down, Breno Viola se apresentará na sede das Nações Unidas, em Nova York, para falar sobre os direitos das pessoas com síndrome de Down. Em breve, você fica sabendo de tudo no nosso portal!