‘Colegas’ vence prêmio de melhor filme no Festival de Gramado

O longa “Colegas”, de Marcelo Galvão, foi escolhido o melhor filme nacional pelos jurados do 40º Festival de Cinema de Gramado, em cerimônia realizada neste sábado (18). O filme conta a história de Stalone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola), três amigos com síndrome de Down que fogem do instituto onde vivem para realizar seus sonhos: ver o mar, casar e voar, respectivamente.

Além da vitória na principal categoria do festival, “Colegas” levou mais dois prêmios: direção de arte e especial do júri – este último para os protagonistas Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. No palco, o trio chorou e fez um discurso emocionante: “Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais”, disse Ariel.

Diretor e roteirista do filme, Marcelo Galvão explicou que a produção é uma homenagem a seu tio Márcio, que tem síndrome de Down. “Eu passei a infância com meu tio e a lembrança que tenho é de estar com uma pessoa feliz, para cima. Quis passar essa sensação e acho que consegui”, afirmou.

Por falar em felicidade, Breno Viola arrancou gargalhadas do público presente na premiação. “Ganhar esse periquito (Kikito) aqui é muito gratificante”, brincou o ator, que também é coordenador de Conteúdo Acessível do Movimento Down.

A estreia de “Colegas” em circuito nacional está prevista para novembro deste ano. Para saber todos os detalhes da produção, não deixe de conferir o blog do filme.

* Com informações do G1 e do UOL.