“Colegas” ganha prêmio em festival na Rússia

Concorrendo com mais de 25 países, o longa-metragem brasileiro “Colegas”, do diretor Marcelo Galvão, ganhou o prêmio Caneskov na última semana no International Disability Film Festival “Breaking Down Barriers” em Moscou. A comédia nacional, que estreia no dia primeiro de março de 2013, venceu produções de sucesso como o filme francês “Intocáveis”, sucesso de crítica e público no Brasil.

O filme foi exibido no dia 9, no teatro “Khudozhestvenniy”, em Moscou. O diretor Marcelo Galvão, o protagonista Breno Viola e o ator Deto Montenegro estiveram na capital russa representando o filme e, a pedido dos organizadores, ensaiaram uma performance de dança com jovens da Rússia para o evento de encerramento do festival.

“Colegas” tem como protagonistas três atores com síndrome de Down, Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. Na trama escrita pelo diretor Marcelo Galvão, o trio, viciado em cinema, foge do instituto onde morava depois de assistir a “Thelma e Louise” e cai na estrada. Cada um tem o compromisso de realizar um sonho – casar, voar, ver o mar. Por trás dessa história de visual encantador e repleta de referências cinematográficas, há o objetivo nada cifrado de acabar com o preconceito.

O filme já acumula prêmios importantes em sua curta trajetória. Em agosto deste ano, “Colegas” ganhou o Kikito de melhor filme no 40º Festival de Cinema de Gramado. Na ocasião, o longa ainda levou dois outros troféus para casa: direção de arte especial do júri – este último para os protagonistas Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. No início de novembro, o filme foi eleito pelo público como a melhor produção brasileira da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

* Com informações do blog Colegas, o filme.

Saiba mais:

“Colegas” emociona o público em pré-estreia no Rio de Janeiro

Para diretor, ‘Colegas’ combate o preconceito contra pessoas com síndrome de Down

Casal de atores com síndrome de Down sonha com Oscar e diz: “Somos subestimados”