Mensagens da DSi e IDA sobre o assassinato de Nathaniel Julius por policiais na África do Sul

Nathaniel Julius

Declaração da DSi sobre o assassinato de Nathaniel Julius

Os membros e o conselho da Down Syndrome International (DSi, Síndrome de Down Internacional) ficaram chocados e tristes ao saber da morte de Nathaniel Julius, um jovem de 16 anos com síndrome de Down, a tiros, por policiais em Joanesburgo, África do Sul, na quarta-feira, 26 de agosto.

Nossos pensamentos estão com a família de Nathaniel e pedimos às autoridades sul-africanas que garantam que a justiça seja feita por Nathaniel, sua família e comunidade. Endossamos totalmente a declaração e as demandas por ações corretivas lançadas pela Síndrome de Down da África do Sul, a South Africa Disability Alliance e as Olimpíadas Especiais da África do Sul em 1 de setembro de 2020.

Esse trágico assassinato nas mãos daqueles cujo trabalho é proteger a comunidade é um lembrete gritante de que pessoas com síndrome de Down e com deficiência em todo o mundo continuam tendo seus direitos fundamentais violados. Para Nathaniel, isso foi uma violação do mais básico dos direitos humanos, o direito à vida.

Apelamos ao governo da África do Sul e outros governos em todo o mundo para cumprirem os direitos das pessoas com deficiência como Nathaniel de viver em suas comunidades com segurança, sem medo de exploração, violência ou abuso, com oportunidades iguais de participar e ser totalmente incluído. Esses direitos são claramente definidos na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A morte de Nathaniel tem paralelos com a de Ethan Saylor, um jovem de 26 anos com síndrome de Down, em Maryland, EUA, em 2013. A morte de Ethan foi uma morte igualmente trágica e evitável nas mãos da polícia depois que ele foi arrastado de um cinema e posteriormente morreu. A morte de Ethan levou à criação do LEAD, um programa de treinamento para aplicação da lei sobre como interagir com pessoas com deficiência intelectual. Pessoas com deficiência estão diretamente envolvidas na execução do programa.

Esperamos que a trágica morte de Nathaniel leve governos em todo o mundo a tomar as medidas proativas necessárias para evitar que isso aconteça novamente.

https://www.ds-int.org/news/statement-nathaniel-julius

=======

 

Mensagem da International Disability Alliance (Aliança Internacional das Pessoas com Deficiência), sobre o assassinato de Nathaniel Julius na África do Sul

2 de setembro de 2020

A International Disability Alliance está de luto por Nathaniel Julius, que foi baleado sem razão e morto pela polícia depois de não responder a perguntas dos policiais. Nathaniel era um jovem de 16 anos com síndrome de Down e foi baleado pela polícia na quarta-feira, 26 de agosto de 2020, no Parque Eldorado, na África do Sul. O que a polícia não levou em consideração foi que Nathaniel não respondeu por causa de sua deficiência.

Expressamos nossas mais profundas condolências à família de Nathaniel e sua comunidade. Na International Disability Alliance, defendemos um ambiente global inclusivo para todos

O assassinato sem sentido de Nathaniel é mais um exemplo da falta de consciência e compreensão do público, mas ainda mais preocupante, entre as forças que servem para proteger seu povo. A perda da vida de Nathaniel em plena luz do dia é um exemplo da exclusão e marginalização em grande escala enfrentada por pessoas com deficiência em todo o mundo. Neste século, por que ainda precisamos defender os princípios básicos que protegem a vida das pessoas com deficiência? Já não devíamos ter superado isso? Por que a sociedade continua a ver as vidas das pessoas com deficiência como valendo menos do que pessoas sem deficiência?

Como uma aliança que representa 1 bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo, apelamos a todas as agências de aplicação da lei para garantir que seus membros estejam devidamente equipados e qualificados para se comunicar com todas as pessoas com deficiência.

Exigimos que todos os governos reconheçam as obrigações que assumiram por meio da ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e que assegurem que medidas sejam implementadas para proteger os direitos das pessoas com deficiência.

Fonte: https://www.internationaldisabilityalliance.org/ida-statement-nathaniel-julius