Projeto promove a inclusão em seleção de modelos e talentos

 

4 mulheres e um homem jovens.O MGT Audições/ Projeto Passarela é um projeto que promove seleções de modelos comerciais e fashion, e de talentos nas mais diversas áreas: dança, música e teatro. O projeto foi criado pelo empresário Marcelo Germano.

A cada edição, vem aumentando a participação de pessoas com deficiência nessas seleções.

A 27a edição, realizada em Brasília, de 12 a 15/7, contou com 3 mil participantes, entre eles 80 pessoas com alguma deficiência (a maioria com síndrome de Down). Todas participaram ativamente das palestras, das aulas e do processo seletivo. Junto com os acompanhantes dos participantes, o evento reuniu 7 mil pessoas.

menina no palco, com dois homens ao lado a orientando.quatro meninas.Com um custo alto para participação, desde o início o projeto oferece bolsas para os talentos com deficiência em todas as etapas.

Gigi, por exemplo, de 10 anos, é uma das pioneiras. Está agenciada desde os 5 anos de idade, e já fez vários trabalhos recebendo cachê.

Nesta edição, a organização do evento convidou o educador social e diretor de cinema Alex Duarte para proferir uma palestra aos presentes.

Alex Duarte é o produtor do filme Cromossomo 21, da Websérie Geração 21, e lançará em Gramado esta semana a Websérie Expedição 21, sobre a construção da autonomia de pessoas com síndrome de Down.

A apresentação teve a participação de  Tathi Piancastelli e Jéssica Figueiredo, que integram a Websérie, que será lançada no dia 18/7, em Gramado/RS, no Palácio dos Festivais.

Rolou muita emoção e lágrimas durante a palestra, em que Alex chamou a atenção para a necessidade de que sejam criadas cada vez mais oportunidades inclusivas para pessoas com deficiência, sempre com o apoio e a amizade necessários para que possam participar em igualdade de condições com os demais.

menino e menina.

Jéssica falou de sua carreira como fotógrafa profissional.

Em palco, homem fala ao microfone ao lado de outros dois homens e três mulheres.Tathi, descreveu sua trajetória de atriz e autora teatral, fez performances na passarela e arrancou aplausos do público, por várias vezes.

Tathi falou sobre seu projeto “Oi, eu estou aqui” e contou que veio desacompanhada ao evento. Ela afirmou que sim, as pessoas com deficiência podem ter independência!

O trailer do filme e da Websérie foram apresentados no telão do evento.

O empresário Marcelo Germano afirmou que, se alguém que quer ser modelo, deve ser modelo em todos os sentidos. Inclusive, respeitando e  convivendo com o “diferente”. E porque não, se realizar através da moda e no mundo artístico.

Durante a palestra, Alex Duarte havia pedido para as pessoas com deficiência e seus acompanhantes ficarem em pé. Poucos se levantaram.

Ao final, pediu aqueles que não tivesse deficiência e seus acompanhantes, se levantassem. O número foi expressivo, com milhares de pessoas que estavam na plenária, deixando patente a desvantagem em que se encontram as pessoas com deficiência.

Elogiando a produção do evento pela iniciativa, Alex  Duarte pediu ao público que olhasse, estendesse a mão, procurasse entender e dar oportunidade para as pessoas com deficiência pra que elas possam se realizar e ser felizes.

Assista a apresentação de Alex Duarte:

Veja a apresentação de Tathi Piancastelli:

 

Saiba mais sobre o projeto: https://mgtaudicoes.com.br/