Tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2019 – “Ninguém fica pra trás”

menino imprimindo com tinta sua mao no papel. logo do dia internacional da sindrome de down 2019.. logo do movimento down. slogan - ninguém fica pra trás.

Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade.

Na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que é um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, os países assumem o compromisso de que “ninguém fique pra trás”.

A realidade hoje é que atitudes negativas, baixas expectativas, discriminação e exclusão ainda fazem com que muitas pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás.

O Estado e a sociedade desconhecem os desafios que os indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas e não oferecem as oportunidades e ferramentas necessárias para apoiá-los para que desenvolvam todo seu potencial e vivam suas vidas com plenitude.

As pessoas com síndrome de Down e aqueles que as apoiam e trabalham com elas defendem o acesso a essas oportunidades.

Querem fazer contato com autoridades e lideranças para garantir que elas entendam como essas oportunidades devem ser oferecidas e espalhar essa ideia, provocando mudanças reais.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, quinta-feira, 21 de março de 2019, convocamos todas as pessoas com síndrome de Down a dizer ao mundo para não deixar ninguém para trás!

 

NINGUÉM FICA PRA TRÁS!

 

#LeaveNoOneBehind #WorldDownSyndromeDay # WDSD19

#NinguemFicaPraTras #DiaInternacionaldaSindromedeDown #DISD19

A campanha da Down Syndrome International irá:

– Explicar como as atitudes negativas e falta de conhecimento sobre seu potencial faz com que os indivíduos com síndrome de Down sejam deixados para trás. Isso ocorre na sociedade em geral, mas também dentro das próprias comunidades de pessoas com deficiência e com síndrome de Down;

– Explicar como, em todas as áreas da vida, como desenvolvimento pessoal, relacionamentos pessoais, educação, saúde, trabalho e sustento, recreação e lazer e participação na vida pública, TODAS as pessoas com síndrome de Down devem ter a oportunidade de serem incluídas com os apoios necessários, em igualdade de condições com os demais.

– Capacitar pessoas com síndrome de Down e aqueles que as apoiam e trabalham com elas para demandar essas oportunidades e o apoio necessário;

– Colaborar com outras partes interessadas, incluindo profissionais de educação, saúde e assistência social, empregadores, órgãos comunitários e públicos, mídia e a comunidade em geral para garantir que entendam como oferecer essas oportunidades, compartilhar a experiência e promover mudanças.

Essa campanha será integrada a todas as atividades do DISD da DSi e incentivamos todos ao redor do mundo a fazerem o mesmo.

Oferecemos recursos para apoiar esta campanha – acompanhe nossa página para ter acesso a esses recursos, que incluirão kits com material da campanha, também em leitura fácil.

Fonte: https://worlddownsyndromeday2.org/event/call-to-action-2019

Você pode participar dos eventos organizados pela Down Syndrome International na ONU Nova York e na ONU Genebra.

 

Temas para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2018 no Brasil:

 

Notificar Importa – Fase 3

Agora que a notificação pelo nascimento de crianças com síndrome de Down se tornou compulsória (Lei 13.685/2018), vamos fazê-la valer. Hospitais e maternidades precisam saber da nova lei. Profissionais de saúde devem se capacitar para fazer o diagnóstico clínico da síndrome de Down. A rede pública de saúde tem que se organizar para realizar o exame genético (cariótipo) que confirma a síndrome.

 

Pais e Filhos

O bebê nasceu, e agora? Tem cada paizão por aí… Queremos conhecer histórias de pais e suas filhas e seus filhos que nasceram com síndrome de Down. Mande suas fotos, pequenos textos e vídeos pra gente até 20/2/2019. (contato@movimentodown.org.br)

 

Educação para todos é educação inclusiva

Os números de estudantes com síndrome de Down no ensino regular, desde a pré-escola até a universidade seguem aumentando. Se a qualidade da educação muitas vezes deixa a desejar, há professores e iniciativas incríveis. Envie seu relato até 20/2/2019. (contato@movimentodown.org.br).

 

Quer saber mais sobre a história da data e a participação do Brasil na oficialização do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU?

Clique aqui: Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down