Ajude sua/seu filha/o a melhorar a articulação da fala

menina sorrindo.Ajudar as crianças com trissomia 21 a vencer o desafio da articulação das palavras envolve a compreensão dos desafios únicos que elas podem enfrentar no desenvolvimento da fala.

As crianças aprendem a articular as palavras ao ouvir sons ao mesmo tempo que vêem como eles são produzidos. Os pais de bebês freqüentemente colocam seus rostos perto do rosto de seus filhos ao falar, o que dá a seus filhos uma visão clara dos movimentos que a boca faz ao articular diferentes sons e aumenta a probabilidade de imitação vocal.

A trissomia 21 é freqüentemente acompanhada por limitações de visão e audição. As crianças que apresentam estas condições têm maior dificuldade para ver as formas da boca de seus pais e ouvir os sons da fala com precisão. As crianças que têm dificuldade em processar sons e imagens provavelmente terão dificuldade em articular sons corretamente quando é sua vez de falar.

Uma característica física comum da trissomia 21 é uma diferença na forma do palato (céu da boca). Quando essa característica está presente, além de dificuldades visuais e auditivas, aprender a articular requer muito trabalho e repetições. Aqui estão algumas maneiras de ajudar seu filho com trissomia 21 a quebrar os desafios da articulação.

– Certifique-se de que seu filho pode ver sua boca quando você fala

– Ensine seu filho a relação entre os sons que você faz e a forma da sua boca, certificando-se de que seu filho pode ver sua boca claramente quando está falando. Desde o início da infância, posicione sua boca perto do rosto do seu filho, sempre que possível, enquanto falar.

– Modele claramente a articulação e a produção do som

– Ao modelar a fala para uma criança com trissomia 21, certifique-se de articular cada sílaba da palavra de forma lenta e clara. Exagere a enunciação para destacar as diferenças nas formas que a sua boca produz para produzir diferentes misturas e fonemas.

– Use o vídeos para modelar a articulação.

– Fale mais devagar toda vez que você estiver perto de seu filho. Pode exagerar. Você fazer um vídeo falando pausadamento, reproduzindo closeups de articulação de diferentes palavras e passar na televisão, tablet, telefone ou computador.

– Assistir uma boca grande, do tamanho da televisão articulando e emitindo sons vai ajudar crianças com questões de visão. As crianças com deficiências visuais que têm acesso a gravações de vídeos de closes de boca produzindo a fala são tem mais chance de imitar as formas feitas pela boca durante a articulação.

– Repita muitas vezes o modelo de articulação.

– Pessoas com trissomia 21 que não ouçam muito bem e não vejam muito bem precisam de mais repetições do que alguém com boa visão, boa audição e uma boca típica (sem hipotonia).

– Crianças com trissomia 21 terão mais sucesso na articulação correta das palavras se a fala for modelada repetidamente ao longo do dia. O uso de gravações de vídeo para ensinar articulação pode tornar mais fácil para você modelar a articulação para seu filho freqüentemente todos os dias.

– Torne a prática de articulação interessante e envolvente.

– Pode ser chato assistir as repetições dos mesmos sons repetidamente. Se você estiver usando modelagem de vídeo, mantenha seu filho envolvido ao dividir as sessões de visualização com vídeos engraçados de animais, animações ou crianças brincando juntas.

– A modelagem de vídeo quebra o desafio da articulação

– Crianças com trissomia 21 têm capacidade para linguagem muito além do que se imagina normalmente. Se seu filho tem problemas com a articulação, ele ou ela pode não ter muita motivação para falar porque não é entendido por todos.

A capacidade de se comunicar com o mundo é inestimável e fará tal diferença durante na vida do seu filho. A modelagem de vídeo é uma ótima maneira para as crianças melorarem a e mostrar-nos como elas são incríveis!

Laura Kasbar é CEO e fundadora da Gemiini Systems

https://gemiini.org/#/get-started

Fonte: http://www.pittsburghparent.com/Pittsburgh-Parent/Web-2017/Ways-to-Help-Children-with-Down-Syndrome-Overcome-the-Struggles-of-Articulation/