Olimpíadas Rio 2016 e a presença das pessoas com deficiência

Débora Seabra no revezamento da Tocha Olímpica
Débora Seabra no revezamento da Tocha Olímpica. Crédito: Acervo pessoal.

Para além da participação dos altletas nos jogos Paraolímpicos os Jogos Rio 2016 têm incluído a participação de pessoas com deficiência em diversas atividades.

Há mais de 90 dias, 12 mil pessoas têm participado do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Os condutores da Tocha revivem um ritual iniciado na Grécia, nos jogos antigos. O Comitê Olímpico selecionou pessoas que fazem a diferença, não apenas nos esportes, mas que causaram impactos positivos em suas cidades. Dezenas de pessoas com deficiência conduziram a tocha olímpica e reafirmaram seu papel ativo numa sociedade em que a diversidade se faz por todos e por cada um.

Entre os condutores com deficiência tivemos Breno Viola, judoca, ator e autodefensor do Movimento Down, Claudio Luciano Dusik que desenvolveu um software para facilitar a digitação de pessoas que como ele têm a mobilidade reduzida, o paratleta com deficiência visual Paulo Roberto Homem, o atleta Claudio Aleoni Arruda e nos últimos momentos já na chegada da Tocha ao Rio de Janeiro teremos a apresentadora Fernanda Honorato e representando as crianças e adolescentes com síndrome de Down o estudante Pedro Aquino.

Outra novidade em relação à deficiência é que pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos terão um grupo de voluntários com deficiências intelectuais. O grupo de 50 voluntários será responsável por trabalhos como recepção do público e acompanhamento das equipes de produção.

São escolhas e momentos como esses que deixam marcas simbólicas fundamentais. Somos, enquanto espécie humana, muito diferentes, essa diferença não se resume a fatores genéticos ou físicos, envolve acima de tudo nossas experiências culturais e sociais. Essa marca fica na vida das pessoas diretamente envolvidas, mas se estende a todas as pessoas com deficiência que se veem representadas.

Durante os meses olímpicos e paralímpicos iremos compartilhar histórias de pessoas com deficiência que encontraram no esporte um espaço de desenvolvimento, aprendizado e felicidade.

Conheça nos links abaixo algumas pessoas com síndrome de Down que conduziram a tocha Olímpica em todo Brasil:

1. Angelo Vescomi

2. Áurea Luísa da Silva Rodrigues

3. Breno Viola

4. Bruno Arceno Nunes

5. Claudio Aleoni Arruda

6. Débora Seabra

7. Davi Hermes

8. Fernanda Honorato

9. Ivy Faria

10. Jessica Kamp

11. João Roza Vizcaino

12. José Eduardo Dias Toffoli

13. Pedro Aquino

14. Norton Lima

15. Samuel Damasceno

16. Thor Moreira Fernando

17. Vitor Tessari