Primeira professora com síndrome de Down da Faixa de Gaza

Hiba Al Sharfa, a primeira professora com síndrome de Down da Faixa de Gaza, aparece ensinando uma criança com síndrome de Down. Enquanto a aluna olha para um mapa exposto no quadro negro, a professora aponta para o mesmo mapa e fala algo sobre o tema.Hiba Al Sharfa realizou seu sonho e se tornou a primeira professora com síndrome de Down da Faixa de Gaza. A jovem dá aulas na Right to Live (Direito de Viver), uma ONG que dá apoio a crianças com a trissomia. A organização está engajada na educação e reabilitação destas crianças e tem o objetivo de ajudá-las a se integrarem na sociedade.

Relatos dizem que Al Sharfa é muito próxima de seus alunos e consegue entender melhor suas necessidades, porque ela mesma já vivenciou experiências similares. Mais de 400 crianças são educadas na Right to Live. Além das aulas, elas também têm a oportunidade de fazer diversas práticas, como dança, artesanato e habilidades para a vida.

Nabil Aljaneed, diretor de reabilitação da ONG, disse que ainda existe muito trabalho a fazer quando se fala em dar apoio a pessoas com síndrome de Down em Gaza. “Fazemos inúmeras oficinas e programas de conscientização para a comunidade local, porque, honestamente, até agora a sociedade local é bem pobre quando se trata de aceitar as crianças e os jovens que têm essa deficiência, contou o diretor.