11 filmes sobre síndrome de Down para ver, se divertir e refletir

Imagem de Colegas, filme que conta a história de três pessoas com síndrome de Down. Os três estão em um carro conversível, mostrado de frente. No banco da frente, estão Aninha, do lado do passageiro, e Stalone, do lado do motorista. Atrás, sentado no carro e com os pés no banco traseiro, está Márcio, interpretado por Breno Viola. Ele está com os braços abertos e gritando. Os três usam fantasias. Colegas é um dos vários filmes sobre síndrome de Down para se ver.

 

A equipe do Movimento Down preparou para você uma lista de filmes bacanas que de alguma maneira falam sobre a síndrome de Down. Alguns são bem conhecidos e outros vão surpreender por sua beleza ou ineditismo. Há títulos a que ainda nem assistimos, então contamos também com a sua opinião (diz pra gente o seu preferido, se não gostou de algum e qual vai querer assistir de novo!).

Que tal começar o ano com Anita? O lindo filme argentino conta a história de uma jovem com síndrome de Down que mora com sua mãe, uma senhora dedicada à filha. As duas vivem felizes. Até que na manhã de 18 de julho de 1994, sua mãe sai para receber a pensão da filha na Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) e é vítima do atentado terrorista (que aconteceu na vida real e deixou 83 pessoas mortas e mais de 300 feridas). Anita não sabe de nada e decide sair sozinha pelas ruas à procura de sua mãe.

Marina não vai à praia é outro título que nossa equipe adorou. O curta de 17 minutos, premiado no Cine Ceará, conta a história de uma adolescente com síndrome de Down que quer conhecer o mar e corre atrás do seu sonho.

O mais badalado de todos é Colegas, que traz o nosso super star Breno Viola no papel de Marcio, cujo sonho é voar. Na aventura, ele divide a cena com Stalone, que quer ver o mar, e Aninha, que está atrás de um marido. A diversão é garantida.

Confira nossa lista de 11 filmes sobre síndrome de Down e aproveite!

Colegas, de Marcelo Galvão. O longa conta a história de três amigos com síndrome de Down: Stalone, Aninha e Márcio. Os três fogem no carro do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido. O personagem Marcio é interpretado por Breno Viola, de 33 anos, que foi o primeiro faixa preta de judô com síndrome de Down nas Américas.

Do Luto à Luta, de Evaldo Mocarzel. Documentário sobre como os pais recebem a notícia da síndrome de Down.

Leon y Olvido, de Xavier Bermúdez. Olvido é uma mulher de 21 anos. Leon, seu irmão, tem síndrome de Down. Os dois ficaram órfãos e começam a enfrentar problemas de relacionamento, porque começam a ter interesses muito diferentes.

Sem Medo da Vida, de Annette Carducci. O filme relata a vida de uma psicóloga que, após ser abandonada pelo marido, decide desvendar seu passado amoroso na companhia de seu neto de seis anos, que tem a trissomia.

Nós Sempre o Amaremos, de Michael Katleman. Casal tem filhos gêmeos, um deles com síndrome de Down, e resolve entregá-lo para a adoção. A avó não concorda e entra na justiça para conquistar a guarda da criança.

O Oitavo Dia, de Jaco Dormael. O filme conta a história de Harry, um homem bem-sucedido nos negócios, mas que vive só para o trabalho. Harry quase atropela Georges, que tem síndrome de Down, e os dois acabam se tornando grandes amigos, o que muda para sempre a vida de Harry.

O Guardião de Memórias, de Mick Jackson. Na década de 60, o médico David Henry separa sua filha de seu irmão gêmeo e não conta para sua esposa que a menina tinha síndrome de Down. Ele entrega a criança para uma enfermeira. Porém, após vários anos, sua família desmorona e ele não pode revelar seu segredo.

A Outra Margem, de Luís Filipe Rocha. Conta a história de um travesti chamado Ricardo que perdeu a vontade de viver, mas recebe o apoio de seu sobrinho, o menino Vasco que possui síndrome de Down.

CityDown – A História de um diferente, de José Mattos e P.C. Nogueira. Filme brasileiro que retrata as dificuldades de ser deficiente. O elenco, em sua maioria, é de atores cvom síndrome de Down.

Yo También, de Antonio Naharro, Álvaro Pastor. Os espanhóis Lola Dueñas, que ficou com a Concha de Prata de melhor atriz, e Pablo Pineda protagonizam o filme sobre a relação entre uma mulher solitária que encontra em um jovem com síndrome de Down o refúgio que buscava.

Anita , de Marcos Carnevale. Uma jovem com síndrome de Down vive uma rotina tranquila e feliz, sendo amada e cuidada por sua mãe. Tudo muda em uma trágica manhã em que a mãe é vítima de um atentado terrorista. Anita, sozinha, vagueia pela cidade e aprende a cuidar de si mesma, sempre à procura da mãe.