Turma de alfabetização para adultos da Maré mostra que diferenças favorecem aprendizado

O aluno Marco Antônio da Silva, de 48 anos.
Crédito da foto: Fabíola Loureiro/Redes da Maré

A turma de alfabetização para adultos da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, no Rio de Janeiro, é mais um exemplo de que a convivência entre pessoas com e sem deficiência favorece o aprendizado em qualquer fase da vida. Nesta segunda-feira (27/05), acontece a formatura do grupo de 22 estudantes, que inclui cinco alunos com síndrome de Down.

Iniciativa do Projeto Rotary Lendo o Mundo, do Rotary Clube, o curso contou com o apoio do Movimento Down. As aulas, realizadas três vezes por semana nos últimos nove meses, ajudaram a suprir uma das demandas identificadas pelo Censo da Maré, projeto realizado em parceria com o Movimento Down. Durante o processo, foi constatada a baixa escolaridade de algumas pessoas com síndrome de Down, que foram encaminhadas para a turma e receberão o diploma do curso junto com seus colegas.

Para Adriana Machado, professora da turma, as diferenças entre os alunos trouxeram experiências positivas para todos. “Trabalhamos em sala de aula essas questões de diferenças. Eles possuem a consciência de que estão aqui para aprender e são unidos. Quando um tem dificuldade, tem sempre outro para apoiar. Aprendo muito com esta turma. Há bastante aprendizado entre nós. Tanto do aluno com o professor como do professor com o aluno”, relata a professora.

Após a formatura, a maioria dos estudantes sem síndrome de Down deverá ser encaminhada para a rede regular de ensino. Os alunos com síndrome de Down devem continuar na turma, pois ainda não estão totalmente alfabetizados. Mesmo assim,  suas famílias já percebem os benefícios da inclusão na turma, que trouxe autoestima e motivação.

Creusa Alves da Silva, mãe de um dos alunos com síndrome de Down, acredita que o curso foi uma ótima oportunidade para o filho Renan, de 31 anos. “Ele gosta muito. Quando chega a tarde, eu nem preciso chamar, ele já sabe e tem a iniciativa de me avisar sobre o horário da escola. Ele está muito animado com o que está aprendendo”, afirmou Creusa. Para Maria de Fátima Assis, irmã de Petronília, que tem 49 anos, também houve avanços. “Ela melhorou a letra dela. Melhorou o falar. Ela gosta muito”, comemora a irmã.

 

A professora Adriana Machado e a turma durante uma das aulas.
Crédito da foto: Fabíola Loureiro/Redes da Maré

Serviço:

Dia: 27/05/2013
Horário: 18h
Local: UNISUAM – Auditório Amarina Motta. Avenida Paris, 72 – Bonsucesso, Rio de Janeiro.

Com informações do jornal Maré de Notícias