Relação com profissionais de apoio e terapeutas

A maioria dos estudantes com síndrome de Down estará sob o cuidado de outros profissionais e a equipe escolar precisará trabalhar de maneira próxima a eles para garantir os melhores benefícios. Esta equipe multidisciplinar varia em função das características específicas de cada criança, mas em geral poderá incluir:

• Terapeutas de fala e linguagem (fonoaudiólogos) que irão trabalhar diretamente com o aluno o fortalecimento da musculatura e articulações orofaciais, além de estratégias específicas de estímulo para a fala e a comunicação. Eles também devem ajudá-lo a desenvolver seu conhecimento e uso da linguagem de sinais, assim como em questões relacionadas a alimentação, a excesso de salivação e a questões mais específicas, como gagueira.
• Fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais que podem aconselhá-lo sobre sua postura ao sentar, como se portar em atividades físicas e na coordenação mão-olho.
• Pediatras ou especialistas que podem monitorar problemas de coração, audição, visão, uso do banheiro ou outras dificuldades físicas.
• Psicólogos clínicos ou enfermeiras, que podem trabalhar com a família para reduzir problemas de comportamento que aparecem em casa, além de apoiar a construção da autonomia para atividades cotidianas.
• Psicoterapeutas, que podem ajudar o aluno com dificuldades de comportamento ou de aprendizagem que aparecem na escola.
• Assistentes, coordenadores de educação especial, professores de salas de recursos ou outros orientadores que podem aconselhar no planejamento do currículo, o estabelecimento de objetivos e metas, recursos, etc.