Fala e comunicação: conheça o sistema talk tools

Fonoaudióloga usa método talk tools para ensinar bebê com síndrome de Down a sugar pelo canudo. Crédito: arquivo pessoal

Muitas vezes, é preciso ensinar o bebê com síndrome de Down a fazer movimentos que parecem “naturais”, como fechar os lábios, soprar, segurar a língua, usar corretamente a mandíbula e, finalmente, falar. O princípio básico do sistema talk tools é o de que, assim como a fisioterapeuta ajuda a fortalecer os músculos dos braços, das pernas e do abdômen para que a criança consiga engatinhar e andar, exercícios diários para o fortalecimento de mandíbula, língua e lábios podem ajudá-la a realizar as seguintes tarefas:

– Mastigar alimentos
– Retrair a língua protusa
– Realizar/aprender os movimentos corretos dos lábios para o desenvolvimento da fala
– Falar com mais clareza

Como funciona?

O processo de fortalecimento começa com a alimentação do bebê e é desenvolvido por meio de exercícios diários. Os exercícios são realizados com a ajuda de instrumentos como mordedores, blocos, vibradores e canudos (utilizados especialmente para a retração da língua). Estes aparelhos não devem ser tratados como brinquedos.

O primeiro passo para o tratamento é conversar com um profissional de fonoaudiologia treinado para oferecer instruções sobre o sistema talk tools aos pais e outras pessoas que cuidarão da criança. Ele poderá ensinar como utilizar os instrumentos e monitorar se os exercícios estão sendo realizados corretamente.

Como surgiu o sistema?

O sistema talk tools foi criado pela fonoaudióloga americana Sara Rosenfeld Johnson. Formada pelas universidades de Ithaca e Columbia, a profisisonal acumula mais de 35 anos de experiência ajudando crianças e adultos com dificuldades de fala e de linguagem.

Exemplo de exercício:

Para ensinar o bebê a sugar, utilize uma seringa – ele logo compreenderá que só receberá o líquido se sugar. No início da transição da seringa para o canudo, utilize algo mais pastoso, como iogurte com água de coco. Aos poucos, vá diluindo até que o bebê se engasgue com o líquido. No vídeo abaixo (em inglês), Vito Bonomo aprende a sugar pelo canudo com a ajuda do exercício.

Para maiores informações, visite: http://www.talktools.com/