Estrutura e Rotina

Crianças com síndrome de Down frequentemente apresentam períodos de concentração menores do que seus colegas. Também costumam ter mais dificuldade em processar diferentes demandas de uma vez (por exemplo: copiar e ouvir), o que inibe sua habilidade de concentração. Essas dificuldades são particularmente aparentes nos primeiros anos e muitas crianças pequenas podem se distrair facilmente, flutuando de uma atividade para outra.

Em vez de apenas reconhecer que estas características são comuns em crianças com síndrome de Down, podemos desenvolver estratégias que as ajudem a aumentar seu tempo de atenção e a ampliar suas capacidades cognitivas. Para isto, vale lembrar que, quanto menos definida e mais informal for a situação, mais difícil será para a criança pequena canalizar a atenção para uma atividade que dure.

Crianças com síndrome de Down respondem bem a estruturas e rotinas e são capazes de apreendê-las bem. Ensiná-las a rotina e a estrutura dos seus dias com o auxílio de recursos visuais, como fotografias e objetos de referência, pode ajudá-las a aprender. Por esses meios, elas podem entender melhor seu ambiente, aprender o comportamento apropriado para situações e atividades específicas e prever a próxima atividade. Dificuldades com a compreensão de explicações e instruções verbais também são mais bem trabalhadas e superadas.

– Ensine o aluno a seguir um quadro de horários, uma rotina e regras de modo explícito, dando tempo e oportunidades para que sejam aprendidos. Ofereça quadros de horário com imagens de atividades ou fotos da criança participando dessas ações.
– Garanta que a criança esteja ciente da próxima atividade. Use objetos de referência, como por exemplo, uma caneca para a hora do lanche.
– Mantenha a rotina sempre que possível. No caso de alguma mudança prevista, prepare a criança antecipadamente e informe os demais responsáveis que interagem com ela.