Aprendendo a ler e a escrever

Nos primeiros estágios de leitura, a maioria das crianças de desenvolvimento dito normal aprende a ler por meio da leitura de palavras inteiras ou vendo seu correspondente visual. Depois, progridem para uma abordagem fônica ou alfabética – quando começam a usar correspondências entre letra e som para decodificar ou dividir palavras em sons separados para lê-las e soletrá-las.

Sendo bons aprendizes visuais, crianças com síndrome de Down progridem consideravelmente no primeiro estágio de leitura, mas frequentemente permanecem nesse estágio por mais tempo do que seus colegas e têm mais dificuldades de passar para o estágio alfabético.

À parte os problemas com audição, habilidades de memória e resolução de problemas, pesquisas mostram que crianças com Síndrome de Down têm maiores problemas para adquirir consciência fonológica. No entanto, é muito importante que essa habilidade seja encorajada.

Como alfabetizar?

Cada escola possui um método de alfabetização. Muitas vezes, o método utilizado na escola não funcionará para o aprendizado das letras de muitas crianças, inclusive aquelas com síndrome de Down. É preciso avaliar junto com a equipe técnica da escola quais são as outras estratégias que podem ser utilizadas a fim de proporcionar o aprendizado das letras por alunos com síndrome de Down. Pesquisas mostram que os métodos fonéticos e silábicos são os mais fáceis de serem internalizados por crianças com síndrome de Down.

Habilidades de escrita

A produção de qualquer forma de trabalho escrito é uma tarefa altamente complexa. Dificuldades na memória de curto prazo, fala e linguagem, habilidades motoras finas e na organização e sequenciamento de informação causam grande efeito na aquisição e desenvolvimento da habilidade de escrever para vários alunos com síndrome de Down.

Áreas de dificuldade particular:
– Os aspectos físicos da formação de letras.
– Sequenciar palavras numa formação frasal correta.
– Sequenciar eventos e informação na ordem correta.
– Lembrar e organizar pensamentos e informação relevante no papel.

Estratégias:

– Utilize recursos adicionais para auxiliar a escrita– diferentes tipos de lápis, linhas mais grossas, balões e caixas no papel para encorajar um tamanho consistente das letras, papéis com linhas, papéis quadriculados, quadros e painéis para escrita.

– Ofereça apoio visual.

– Ofereça métodos alternativos de memorização:
1. Copiar
2. Sublinhar ou circular a resposta correta
3. Apagar ou deixar em branco partes de um texto lido anteriormente e depois pedir que a criança complete os espaços em branco
4. Copiar e colar – usando imagens
5. Copiar e colar – sequências de cartões para formar frases, com ou sem imagens.
6. Usar o computador

– Garanta que os alunos sejam incentivados a escrever somente sobre temas que estejam dentro da sua experiência e compreensão pessoal.

– Se a turma estiver copiando de um quadro, selecione e destaque uma versão mais curta para o aluno copiar, focando no que é essencial para ele. Outra opção é providenciar um pedaço de papel separado com um texto menor para que ele possa copiar.