Busca Avançada:

Aprender brincando é mais divertido e pode ser fundamental para o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Criado por meio de uma parceria entre Movimento Down, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto TO Brincando Movimento Down e Correios trabalha com brinquedos e brincadeiras adaptados para favorecer o aprendizado de conceitos como linguagem, raciocínio lógico e percepção corporal.

Através da iniciativa, foi construída uma brinquedoteca com capacidade para beneficiar 72 crianças com síndrome de Down, além de outras dependências intelectuais no IPPMG. No local, uma equipe de terapeutas ocupacionais do projeto realiza atendimento a pacientes com a trissomia.

A partir dessa experiência, os profissionais desenvolveram almanaques de atividades e guias para profissionais tendo como base experiências com brinquedos conhecidos pelo público, como Pula Pirata, Quebra Gelo e Cara a Cara. As publicações, que integram a Coleção TO Brincando Movimento Down e Correios, trazem sugestões de uso, adaptações e pranchas de apoio pedagógico que podem ser aplicadas por pais e profissionais da saúde e da educação.

Aqui, você encontra os primeiros volumes da coleção para download gratuito acompanhados de pranchas pedagógicas com sugestões de uso para os jogos. Os brinquedos utilizados foram doados por meio de uma parceria com com a ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, a Brinquedos Estrela e a Grow Jogos e Brinquedos. Para ver a lista completa de publicações e pranchas, clique sobre as fotos de cada jogo.

Saiba mais sobre o projeto: https://youtu.be/ExGS7QintQg

https://globoplay.globo.com/v/10410193

Conheça outros materiais no Portal Assistiva