9 a 12 meses

Comunicação

Nesta fase, o bebê sabe fazer outros sons além do choro para receber atenção e reage adequadamente a determinados gestos, como “olha aqui” ou “venha para o colo”.

Aos 11 meses, em média, o bebê já começa a falar as primeiras sílabas, como “da- da” e “ma-ma”. Além disso, ele pode começar a ensaiar conversas e imitar sons. No entanto, essa etapa do desenvolvimento pode acontecer até os 18 meses.

Desenvolvimento sócio-emocional

Nesta fase, muitos bebês já aceitam receber alimentos sólidos. Além disso, é possível que o bebê já se alimente sozinho com biscoitos e participe de brincadeiras simples.

Desenvolvimento motor

O bebê consegue ficar em pé se segurando nos móveis e ensaia os primeiros passos, também com a ajuda dos móveis.  Além de agarrar objetos próximos, ele pode ser capaz de balançá-los. Ele também pode participar da brincadeira de esconde-esconde mexendo a cabeça para retirar uma toalha ou outro pano utilizado para tampar seus olhos.

O bebê também procura com os olhos objetos que tenham desaparecido de seu campo visual, desiste de um objeto para pegar outro e já troca um mesmo objeto de uma mão para a outra.

Nesta etapa, muitos bebês já são capazes de sentar sozinhos, imitar movimentos, balançar o chocalho para emitir sons, puxar a cordinha para segurar alguns brinquedos e pegar objetos de uma caixa.

No Guia de Estimulação para bebês com síndrome de Down do Movimento Down, você encontra diversas sugestões de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Baixe aqui o fascículo sobre estimulação para bebês com idade entre nove e 12 meses.