0 a 3 meses

Comunicação

Crédito da foto: Rosilene Miliotti/ Imagens do Povo

O bebê já é capaz de reagir aos sons ao seu redor. Com dois meses, ele provavelmente sorrirá quando for tocado ou quando reconhecer que alguém está lhe dirigindo a palavra. Se isso não acontecer, não se preocupe: é normal que alguns bebês demorem até os quatro meses para reagir desta maneira. Por volta de três meses, é possível que a criança já comece a sorrir espontaneamente.

Desenvolvimento motor

O bebê consegue levantar e sustentar a cabeça. Além disso, muitas crianças já são capazes de seguir objetos que são colocados à sua frente, acompanhando movimentos circulares com os olhos. No entanto, essa etapa do desenvolvimento pode demorar até seis meses para ter início.

No Guia de Estimulação para bebês com síndrome de Down do Movimento Down, você encontra diversas sugestões de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Baixe aqui o fascículo sobre estimulação para recém-nascidos.

Conheça também a cartilha “Três vivas para o bebê!”, preparada por pais que, como você, têm filhos com síndrome de Down. Nesta publicação, você encontra o relato sobre o que eles sentiram, além de informações que gostariam de ter ouvido no momento da notícia. Clique aqui para fazer o download da cartilha.