Educação infantil

A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro. A entrada da criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular costuma trazer resultados muito positivos, sobretudo se a instituição está preparada para promover a inclusão.
A partir da convivência com outras crianças, a criança com síndrome de Down começa a se socializar e a se expressar, desenvolvendo seu potencial em características como a cognição, a linguagem e as habilidades motoras.
Os benefícios da inclusão nas primeiras etapas da vida escolar se estendem a todos os alunos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola pode promover a abertura em relação ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura.