Chat21 Informa

APLV – Alergia à proteína do leite de vaca

ilustracao de homem e garrafa de leite - balao de dialogo - texto - você sabia que a alergia a proteina do leite de vaca é muito comum em pessoas com sindrome de down?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabia que muitas pessoas com síndrome de Down têm alergia às proteínas do leite de vaca, que são a caseína, a lactoalbunima e a lactoglobulina?

A alta incidência (83,3%) de sintomas de intolerância às proteínas do leite em pessoas com síndrome de Down foi comprovada por estudo da Academia Britânica de Deficiência na Infância e da Associação Britânica para Saúde Pública de Criança e do Adolescente: 

http://adc.bmj.com/content/103/Suppl_1/A171.1

Veja o primeiro vídeo da série do Chat21, com apoio do Singularidade Down.

https://youtu.be/8zphcGn_6lY

É muito importante atenção aos sintomas clínicos pois às vezes a alergia não aparece no exame de sangue.

MESMO QUE OS EXAMES DE IGE SEJAM NEGATIVOS . A PESSOA PODE SIM, TER ALERGIA AO LEITE DE VACA. ( ALERGIA NÃO IGE MEDIADA ).

Entenda por que isso acontece.

Existem três tipos de resposta alérgica:

Tipo 1 – Os sintomas iniciam dentro de 45 minutos da ingestão de pequenas quantidades do alimento, causando principalmente problemas na pele, eczema e urticária. Pode também apresentar problemas respiratórios (nariz escorrendo, chiado etc.) ou gastrointestinais (vômito e diarréia). Estas crianças normalmente têm concentração de IgE elevada.

Tipo 2 – Os sintomas iniciam diversas horas após a ingestão, apresentando, principalmente, sintomas de vômito e diarréia.

Tipo 3 – Os sintomas aparecem depois de 20 horas, ou até mesmo dias, após a ingestão, incluindo diarréia, com ou sem reações respiratórias ou na pele.

A alergia que se manifesta rapidamente tende a ser facilmente diagnosticada e é detectada no teste da pele (IgE). Por outro lado, a alergia que se manifesta muito depois da ingestão não é facilmente diagnosticada e tende a produzir doenças crônicas que às vezes, não são relacionadas facilmente com sua causa. O diagnóstico preciso, feito por um profissional, é essencial para que a causa seja determinada.

A alergia às proteínas pode desaparecer? Se o leite for excluído da dieta por dois a três anos, a pessoas tem cerca de 80 % de chances de tolerar leite em pequenas quantidades. Estudos tem sugerido que, aproximadamente, um terço das crianças e adultos perdem a condição de alérgicos após evitarem os produtos de laticínios que causam a alergia por dois ou três anos. Entretanto, os pacientes com hipersensitividade a amendoim, nozes, peixes e crustáceos raramente perdem sua condição de alérgicos. Além disso, estes quatro alimentos são os que causam a maioria das reações alérgicas que podem causar a morte por choque anafilático.

Como a alergia pode ser diagnosticada?
Somente as reações ao leite que ocorrem após poucos minutos podem ser diagnosticadas com a da análise de sangue ou teste na pele, porque estes testes detectam a IgE que está envolvida na reação imediata. Cerca de 60% das reações ao leite são do tipo de reação tardia e, talvez, não apresentem resultados positivos nas análises de sangue ou pele.

Atenção: não confundir as proteínas do leite com LACTOSE. Lactose é a fração correspondente ao acúcar do leite. São as proteínas que podem causar alergias e outras reações graves.

(Dra. Erica Coelho – Pediatra).

 

Facilitando o momento da coleta de sangue nas crianças

A Dra. Erica Coelho​ , pediatra e mãe do Theo, compartilhou algumas dicas ótimas para facilitar o momento da coleta de sangue, veja:

Exames de sangue, como tornar menos ruim… O coração de qualquer mãe fica apertado quando o médico prescreve um exame de sangue ao bebê.

Algumas dicas:

É necessário fazer jejum? Confirme no seu laboratório de confiança.

Sim – glicemia ou algo relacionado a diabetes. Não – colesterol e triglicerideos – não depende da alimentação;

Pode colher muito sangue? Adultos (ou crianças acima de 30kg) – 20 a 30 mL por amostra. Crianças – não mais do que 1% do volume total de sangue (calculado pelo peso da criança) (CLSI, 2007).

Link da Calculadora do Volume total do sangue da criança.

Exemplo: Paciente com 12kg, na calculadora deu 960ml portanto 1% – 9,6ml por vez.

https://www.easycalculation.com/

Empatia – Informe-se sempre se tem um técnico mais pediátrico né?

NĀO TENHA MEDO DE FUROS – É melhor ir várias vezes ao laboratório que exames alterados por stress absurdo da criança que esta a meia hora presa por 4 adultos segurando. Considero saudável 2 tentativas.

Crianças menores – Leve a Galinha Pintadinha, Patati Patatá, Bita, sei lá… se necessário é possível fazer uma contenção com rolo de toalha em torno do tronco? Leve uma toalha grande e enrole a criança como num tubo firme (com cuidado sem machucar). Deixar somente o braço para coleta exposto e a cabeça (local onde a mãe fica cantando, dizendo que esta tudo bem, e que ele é realmente muito corajoso. O PAI fica nos pés evitando os chutes…

Crianças maiores, mostre mil videos no youtube de crianças colhendo sangue e sorrindo (sempre tem algum). Explique muitas vezes o que será feito e que é muito importante para ela. E nunca jamais ameace a criança usando esse assunto para conseguir cooperação dela para alguma coisa!

E o mais importante – Fique calmo(a)!

http://www.scielo.br/…/v32…/pt_0103-0582-rpp-32-02-00291.pdf

http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/320090814145042.pdf (60 a 98)

Educação Inclusiva

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, vigente em 177 países, diz que todos os estudantes devem aprender juntos.

Quer saber mais sobre educação inclusiva?

Você sabia que a Itália acabou com as escolas especiais há 40 anos?

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, vigente em 177 países, diz que todos os estudantes devem aprender juntos.

O Brasil avançou enormemente na inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares desde os anos 1990.

O Supremo confirmou que a escolas particulares também devem garantir a inclusão educacional sem cobrar taxas extras dos estudantes com deficiência.

A lei diz que negar matrícula é discriminação, punível com multa e até prisão.

O número de alunos com deficiência chegando à universidade subiu a níveis nunca vistos.

Tudo isso é resultado de uma política de educação inclusiva que deve ser preservada

Garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à escolas regulares, é zelar por uma sociedade inclusiva.

 

Veja os vídeos Chat21 Informa no site do Chat21: https://www.chat21.com.br/projeto06