“Nos Inclua Desde o Início”

Foto de menina ao lado de poster de divulgacao do livro lea goes to school.

21 de março | DIA INTERNACIONAL DA  SÍNDROME  2018

Por ocasião do décimo terceiro Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março de 2018),
A CoorDown e a Down syndrome International, em parceria com a Down Syndrome Australia, Down Syndrome Association do Reino Unido, All Means Al e Movimento Down, lança uma nova campanha de comunicação internacional, mais uma vez criada em colaboração com a agência Publicis New York.

Mensagem: a educação inclusiva é um direito humano – é hora de remover as barreiras

Objetivo: destacar a importância dos estudantes com síndrome de Down (e deficiência em geral) realizando seu direito humano de receber uma educação totalmente inclusiva em escolas regulares para promover a participação futura em suas comunidades e melhorar os resultados ao longo da vida.

Um ambiente de aprendizagem totalmente inclusivo. Um sistema em que cada aluno é bem-vindo e apoiado e onde todos os alunos aprendem juntos e alcançam todo seu potencial – academicamente, social e emocionalmente. Um lugar que respeita e valoriza a diversidade e prepara todos os alunos para serem membros e enriquecerem as comunidades em que trabalharão e viverão. Esse é o mundo da escola para o qual todos os estudantes, incluindo estudantes com síndrome de Down e outras deficiências, têm direito, à medida que se preparam para fazer parte do mundo.

Mas a realidade é diferente. Muitos países ainda negam ou limitam o direito de estudantes com síndrome de Down e outras deficiências serem educados em escolas regulares e salas de aula regulares. Ou permitem que os alunos com deficiência sejam matriculados em escolas regulares, mas não oferecem treinamento adequado aos professores e pessoal de apoio, recursos educacionais, ajustes curriculares e suportes para recebê-los e acolhê-los de verdade em salas de aula regulares. Enquanto as barreiras sistêmicas e culturais à educação inclusiva permanecerem, os alunos com síndrome de Down e outras deficiências continuarão a se inscrever em escolas “especiais” separadas e em salas de aula “especiais” separadas – apesar de mais de 40 anos de evidências de pesquisa que confirmam a vantagem esmagadora tanto nos resultados acadêmico quanto sociais, da sala regular em escolas comuns, em comparação com configurações “especiais” separadas.

Uma educação inclusiva é mais do que uma desejo, é um direito humano fundamental de cada criança. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada em 2006 e ratificada por 176 países. O artigo 24 da Convenção estabelece, juntamente com outros instrumentos das Nações Unidas, o direito humano a uma educação inclusiva e exorta os governos a acelerarem a transformação dos seus sistemas educacionais, a fim de assegurar uma educação inclusiva para estudantes com deficiência em suas escolas regulares e salas de aula.

A educação inclusiva é um mundo que ainda está sendo construído e uma promessa que permanece não realizada para muitas crianças. Mesmo na Itália, que encerrou suas escolas “especiais” separadas na década de 1970, um quadro regulatório forte não é suficiente para garantir uma educação inclusiva para estudantes com síndrome de Down e outras deficiências. A transformação exige o compromisso de governos e comunidades. A noção de que os alunos com deficiência devem se adaptar para prosperar em uma sala de aula inclusiva, e não o contrário, deve ser desafiada e os professores e os pais devem receber apoio.

Por ocasião do décimo terceiro Dia Mundial da Síndrome de Down, CoorDown Onlus – Coordenação Nacional para as Associações de Pessoas com Síndrome de Down apresenta o curta-metragem “Lea vai à escola” – uma história infantil animada disponível no canal YouTube do CoorDown https://www.includeusfromthestart.com . É a história de Lea, uma menina com síndrome de Down, em seu primeiro dia de aula. Um caminho de vida “especial” alternativo parece ter sido estabelecido para ela – uma sala de aula “especial”, um trabalho “especial” e uma casa “especial” – mas a jovem protagonista espera ter o mesmo começo que qualquer outra criança e dá uma mensagem clara: “nos inclua desde o início”.

O vídeo busca destacar a importância da educação inclusiva desde cedo como determinante de uma trajetória para crianças com síndrome de Down, que provavelmente terá conseqüências ao longo da vida, seja levando-as a um mundo “especial” alternativo ou incluindo-as no mundo real. Como mostra a pesquisa, a educação inclusiva confere benefícios sociais e acadêmicos para todos: os estudantes sem deficiência aprendem o valor da diversidade e são menos propensos a desenvolver comportamentos discriminatórios e os benefícios para estudantes com deficiência se estendem além da aprendizagem acadêmica, o aumento da conexão social e melhor resultados de emprego e independência.
O curta-metragem “Lea goes to school” foi criado em conjunto com DSi – Down Syndrome International, em parceria com a Síndrome de Down Austrália, Associação de Síndrome de Down (Reino Unido), All Means All – A Aliança Australiana para Educação Inclusiva, Movimento Down (Brasil) , com o apoio do Relator Especial das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e patrocinado pela Basket Italian League Série A. O filme será apresentado por ocasião da Conferência Mundial do Dia da Síndrome de Down, em 21 de março na ONU em Genebra e NY.

O site www.includeusfromthestart.com contém mais informações sobre a campanha, artigos e pesquisas sobre educação inclusiva, outras informações sobre o assunto e histórias de primeira mão. As Hashtags oficiais da campanha são: #IncludeUsFromTheStart e # WDSD18.

Antonella Falugiani, presidente da CoorDown Onlus: “Se todos os anos, em 21 de março, quando celebramos o Dia Mundial da Síndrome de Down, sentimos a necessidade de despertar a consciência da comunidade para defender os direitos das pessoas com síndrome de Down, é porque sabemos que existe ainda muito trabalho a ser feito. Precisamos de uma mudança radical de perspectiva: um sistema escolar capaz de envolver todos, incluindo estudantes com deficiência, desencadeia um círculo virtuoso e é essencial quebrar barreiras e estereótipos, mas, o mais importante, ajudar as crianças a desenvolver uma maior consciência de si mesmos e dos outros, que é um passo crucial no caminho da independência. Devemos começar com as escolas para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva “.

Luca Lorenzini e Luca Pannese, Diretores criativos executivos da Publicis New York: “Estamos convencidos de que o linguagem escolhida para comunicar deve estar sempre em linha com o assunto discutido. No ano passado, por exemplo, optamos por enfatizar com a comédia o quão ridículo o termo “necessidades especiais” é. Este ano, uma vez que estamos falando de escolas e crianças, decidimos usar ilustrações. Nós estamos contando, na mesma linguagem que um livro infantil usaria, a história de Lea, uma jovem estudante que gostaria de ir à escola com seus pares. É um assunto complexo com muitos lados, mas tentamos contar a história de uma forma que possa ser entendida por todos. Como todos os anos, foi maravilhoso colaborar com a CoorDown e, como todas os anos, estamos felizes em apoiar pessoas com síndrome de Down na batalha por seus direitos “.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é um evento internacional – marcado oficialmente por uma resolução da ONU – criado para aumentar a conscientização e compreensão sobre a síndrome de Down, inaugurar uma nova cultura da diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. A escolha de 21 de março como a data não é coincidência: a síndrome de Down, também chamada de Trissomia 21, caracteriza-se pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par de cromossomo não. 21 que está presente em cada célula.