Por que iniciativas especiais não são inclusivas?

evento especial ou inclusivo?

O Dia Internacional da Síndrome de Down vem se aproximando e eventos para celebrar o 21/3 estão sendo organizados.

A resolução da ONU que oficializou a data é baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção é clara em seus princípios de garantir “a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade”.

Infelizmente, muitos dos eventos que se dizem “inclusivos” são, na verdade, “especiais”. Desfiles de moda, exposições, shows de talentos onde todos os participantes têm síndrome de Down não transmitem a ideia de inclusão.

Os organizadores afirmam que estes eventos têm o objetivo de valorizar e mostrar à sociedade “a importância da inclusão das pessoas com síndrome de Down”. Mas como isso pode ser possível quando na verdade reforçam a imagem da segregação ao mostrar apenas pessoas com síndrome de Down juntas?

Sabemos que os eventos são organizados por pessoas de boa vontade, mas este tipo de iniciativa não reflete o espírito da data porque não promove a inclusão.

O tema deste 21/3/2018 é “O que as pessoas com síndrome de Down contribuem para a sociedade ?”. Aproveite a data para mostrar o que queremos ver mais: todo mundo junto e misturado!

Por que não organizar uma caminhada, em parceria com outras organizações num lugar de bastante visibilidade de sua cidade para valorizar a mistura e a participação de pessoas que não têm síndrome de Down, para que tenham oportunidade de conhecer pessoas com a síndrome e interagir com elas?

Outra opção é levantar situações que estão impedindo que as pessoas com síndrome de Down de exercerem seus direitos humanos à saúde, educação, trabalho e inclusão efetiva na sociedade e levá-las à atenção dos governantes locais. Podem ser audiências públicas, abaixo-assinados, palestras de informação, divulgação nos meios de comunicação. Lembre-se sempre de contar com a participação de pessoas com síndrome de Down no planejamento, organização e realização dos eventos.

No site do Movimento Down você encontra dicas de assuntos importantes que podem ser abordados na data.

http://www.movimentodown.org.br/2018/01/dia-internacional-da-sindrome-de-down-2018/

Qualquer dúvida, escreva pra gente que teremos prazer em ajudar:

contato@movimentodown.org.br

Confira a programação do Dia Internacional em todo Brasil:

http://www.movimentodown.org.br/2018/02/programacao-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2018/