PRESS RELEASE – Eventos em todo Brasil e no exterior marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down 2017

PRESS RELEASE

rosto de menina, marca do dia iternacional da sindrome de down e do movimento down.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março (21/3) para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

Liderança brasileira

Uma resolução para designar 21/3 como “Dia Internacional da Síndrome de Down” foi aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU. Para saber sobre o processo de resolução na ONU, consulte: http://www.inclusive.org.br/?p=21553

Desde 2012 o Brasil é um dos países patrocinadores de uma conferência anual na sede da ONU, em Nova York, pelo Dia Internacional. Este ano o Brasil será representado por Juliana Barica Righini, do Instituto Carpe Diem, de São Paulo, que vai falar sobre a empregabilidade de pessoas com síndrome de Down. https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-conference

E em 2017, também por iniciativa da Missão Brasileira junto à ONU, acontecerá o primeiro evento pelo Dia Internacional da Síndrome de Down organizado no Palácio nas Nações, sede do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça. #MinhaVozMinhaComunidade será um encontro entre auto-defensores com síndrome de Down do mundo todo, suas famílias e outros interessados, com autoridades internacionais, incluindo representantes dos países no Conselho de Direitos Humanos da ONU e membros do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. http://www.movimentodown.org.br/2017/02/dia-internacional-da-sindrome-de-down-na-onu-genebra/

O Brasil também é tradicionalmente o país recordista no número de eventos organizados. Até agora há mais de 140, em todas as regiões do país.

http://www.movimentodown.org.br/2017/02/programacao-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2017/

Não à Redução do  BPC

A Federação Down​ está organizando um ATO PÚBLICO contra a Reforma da Previdência, para que o valor do BPC (Benefício da Prestação Continuada ou LOAS) não seja desatrelado do salário mínimo, entre outras mudanças. Muitas pessoas com deficiência de baixíssima renda dependem deste benefício para sobreviver. Nos eventos e em entrevistas pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos aproveitar para denunciar e lutar contra esse retrocesso!
ATO PÚBLICO
Dia 21/03 às 14h na Câmara dos Deputados – Hall Taquigrafia – Brasília – DF

21/3 – Síndrome de Down tem Diretriz
O Movimento Down está aproveitando a data para lançar uma campanha Síndrome de Down tem Diretriz. As pessoas com síndrome de Down têm maior probabilidade que o restante da população de apresentar algumas questões de saúde e, por essa razão, precisam ter um acompanhamento médico diferenciado. As “Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down” explicam as principais ocorrências e estabelecem um calendário de acompanhamento médico, exames e vacinas indicadas, para que as pessoas com síndrome de Down possam ter uma vida plena e saudável.

Mais de 60 entidades entre Ministério Público, OAB, Secretarias, Conselhos, entre outras aderiram à campanha e vão compartilhar as informações com seus membros.
http://www.movimentodown.org.br/2013/02/diretrizes-de-atencao-a-pessoa-com-sindrome-de-down/

Sobre a Síndrome e Down
A síndrome de Down é uma ocorrência genética natural e universal, presente em todas as etnias e classes sociais. No Brasil estima-se que haja mais de 200 mil pessoas com a síndrome. Não é correto dizer que uma pessoa é portadora, sofre de, é vítima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com síndrome de Down. Pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras e apresentado grandes avanços. Em todo o mundo, e também no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e chegando à universidade. 

Educação Inclusiva
Todo aluno com síndrome de Down ou qualquer outra deficiência tem direito ao acesso, permanência, aprendizado e conclusão em escolas comuns, tanto públicas como particulares. O Brasil tem aumentado incrivelmente o número de alunos com deficiência matriculados no ensino regular: “Se considerarmos somente as escolas públicas, o percentual de inclusão sobe para 93% em classes comuns” – http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia . Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que escolas e cursos privados não podem negar matrícula nem cobrar taxas extras de alunos com síndrome de Down. Também tem direito a adaptação em provas e concursos como vestibulares e no ENEM. Mais de 40 pessoas com síndrome de Down já passaram pela universidade no Brasil.
http://www.movimentodown.org.br/2014/01/inclusao-leva-a-universidade-e-alem-2/

Benefícios
As pessoas com síndrome de Down, assim como as pessoas com outros tipos de deficiência, podem se beneficiar da lei de cotas no trabalho, prioridade em filas, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para famílias de baixa renda, entre outros benefícios. Na Reforma da Previdência ativistas têm lutado para garantir que o valor do BPC não seja desatrelado ao salário mínimo.

Direitos
Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem valor de norma constitucional.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm
Lei Brasileira de Inclusão
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Videos
#MinhaVozMinhaComunidade 

Dois brasileiros participam do vídeo global organizado pela Down Syndrome International com pessoas com síndrome de Down de mais de 40 países.

Liane Collares https://youtu.be/_K9UN1scLHA?list=PLRtkPbCZe1o-1E_foPe1UTy59jx40BWxa

Lucio Piantino https://youtu.be/ni9tprWuY8U?list=PLRtkPbCZe1o-1E_foPe1UTy59jx40BWxa

#NecessidadesEspeciaisNAO
A associação italiana Coordown e a Down Syndrome International lançaram uma campanha que questiona o que são “necessidades especiais”, pois pessoas com síndrome de Down têm necessidades humanas, como qualquer pessoa. O vídeo é estrelado por Lauren Potter, da série de TV Glee e tem a participação do ator americano John McGinley. goo.gl/ZMua3q (clique em legendas do lado direito abaixo para escolher o texto em português). Também foi lançado o site notspecialneeds.com, com textos e manifestações sobre o assunto (em inglês). #NotSpecialNeeds

Geração 21
A websérie Geração 21, de Alex Duarte, conta a história de 12 brasileiros com síndrome de down que estão no caminho da autonomia. (os episódios estão sendo publicados semanalmente no Facebook: https://www.facebook.com/Cromossomo21/
Teaser
https://www.facebook.com/Cromossomo21/videos/1423661637686214/
Tathi Piancastelli
https://www.facebook.com/Cromossomo21/videos/1423661637686214/
Vinicius Streda
https://www.facebook.com/Cromossomo21/videos/1427873250598386/

Loteria Federal

Bilhetes em homenagem ao Dia Internacional trazem fotos de 10 pessoas no sorteio da Loteria Federal que corre neste 18/3.

https://diariodainclusaosocial.com/2017/02/22/campanha-inclusiva-da-loteria-da-caixa-economica-federal/


Vai escrever sobre síndrome de Down? Veja o que dizer e, especialmente, o que NÃO dizer.
http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2014/06/Folder-Guia-para-jornalistas-arquivo-digital_bx.pdf
Fontes:
http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2012/12/Profissionais-de-referencia-MD.pdf
Mais informações: www.movimentodown.org.br
https://www.facebook.com/MovimentoDown/
contato@movimentodown.org.br