Trabalho que agrega, envolve e acolhe

Foto com Cristiane Zamari Diogo e seus filhos Bernardo, que tem síndrome de Down, e Valentina, que não tem síndrome de Down.Há pouco mais de 10 anos, nasceu Bernardo. Descobri que ele viria ao mundo com a síndrome de Down ainda na barriga e, mesmo tendo vivido um luto intenso antes que ele nascesse, sabia no meu íntimo materno que ele era o meu bebê e que nunca abriria mão de seus direitos, começando pelo direito à vida.

Quando achava que já havia me preparado para recebê-lo, buscando informações e me aproximando de pais de crianças e de adolescentes com síndrome de Down, descobri que enfrentaria uma batalha diferente: a luta contra a leucemia congênita, a hipertensão pulmonar e as cardiopatias, o que nos levou a quase um ano de tratamento e internação. E mesmo muito frágil, ele foi vencendo cada desafio, me mostrando uma força que eu até então desconhecia e que era movida pelo AMOR. Um amor tão poderoso que provocou a reflexão de toda nossa família, mobilizou mais de mil doadores de sangue e um blog com o título Bernardo, Nosso Guerreiro, que acabou ajudando muitas famílias na época!

Hoje, dez anos depois,  tenho a absoluta certeza de que ele veio para mim com a intenção de disseminar os direitos humanos (em particular os direitos das pessoas com deficiência) em forma de amor e respeito ao próximo através da minha profissão! O Movimento Down tem uma participação muito grande nessa minha jornada, que pretendo que dure enquanto eu viver.

No sentido de fomentar os interesses das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências, o projeto vem contribuindo com um material informativo muito rico, esclarecedor e necessário à população, que pode encontrar conteúdo informativo desde os primeiros dias de vida de um bebê com a trissomia, até a sua inserção no mercado de trabalho.

Tal material de extrema qualidade, também disponível através de download gratuito no site, vem sendo utilizado por mim através da advocacia em órgãos do segmento das pessoas com deficiência, informando e favorecendo a sociedade como um todo. Dessa forma, as pessoas com síndrome de Down vêm ganhando sua merecida visibilidade e valorização social, podendo mostrar a todos, sem distinção, o quanto podem ser capazes de vencer seus desafios desde que lhe sejam oferecidas as oportunidades que são oferecidas a todas as pessoas!

Um dia, no final do ano passado, peguei a ponte aérea e o motivo principal era conhecer o Movimento Down e seus projetos de perto. Fui recebida da melhor forma por todos e pude comprovar o quanto o trabalho de vocês é sério e maravilhoso! Vocês são pessoas que agregam! Obrigada pelo acolhimento e amor envolvidos, equipe brilhante do Movimento Down! Que a força de vocês esteja sempre à frente de qualquer dificuldade!

Cristiane Zamari Diogo é mãe de Bernardo, de 10 anos, e de Valentina, de 8 anos. Cristiane é Presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP de Santos e Vice Presidente do CONDEFI, ocupando a cadeira de representante da pessoa com deficiência intelectual de Santos-SP. 

Foto: arquivo pessoal