1ª Semana da Diversidade

Garoto com síndrome de Down durante a 1ª CaminhaDown São Paulo. Ele está fazendo uma atividade de pintar e mostra o rosto e as mãos cheios de tinta. Ele se diverte dando a língua para a fotógrafa.

Procurando reunir pessoas que acreditam em um mundo mais inclusivo, o Projeto Simbiose e o Instituto Movimentarte vão realizar a 1ª Semana da Diversidade entre os dias 19 e 23 de março, em São Paulo. De acordo com as organizadoras Rosana Bignami e Flora Bitancourt, essa será uma oportunidade para pessoas que querem um mundo melhor, com mais inclusão, respeito, alegria, amor, paz e igualdade se encontrar. O evento contará com mais de 50 atividades gratuitas buscando celebrar a diversidade humana, inclusive a 2ª CaminhaDown São Paulo, caminhada organizada no dia 20 de março para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“A 1ª Semana da Diversidade será um espaço colaborativo e coletivo em que organizações do terceiro setor e do setor público promoverão ações, dialogarão, oferecerão experiências e compartilharão conteúdos inovadores que podem fazer a diferença”, conta Rosana. Serão cinco dias consecutivos de eventos, atividades, ações e performances em diferentes locais da cidade, todos abertos ao público em geral e realizados por mais de 50 ONGs e projetos diferentes. Também haverá um momento de sensibilização para as causas em defesa das pessoas com deficiências, para o diálogo sobre o respeito e a aceitação da diversidade de gênero, étnica, multicultural, da luta pelos direitos humanos e para as ações de cidadania.

Dessa forma, é esperado que a população e diversas lideranças possam se sensibilizar sobre as inúmeras faces da diversidade humana, ampliando a inclusão irrestrita como forma de contribuir para a redução do preconceito, do bullying e dos estereótipos. Idealizada inicialmente para ser um evento voltado à causas das pessoas com deficiência intelectual, a 1ª Semana da Diversidade passa a ter um espírito mais amplo, oferecendo atrações culturais para todas as faixas etárias, classes sociais, origens, tribos e gostos.

2ª CaminhaDown São Paulo

A 1ª CaminhaDown São Paulo foi realizada no ano passado, em março de 2015, inspirada em inspirada em outras caminhadas realizadas em outros estados brasileiros e em outros países para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A caminhada este ano ocorrerá no dia 20 de março, domingo, no Parque Ibirapuera e a participação é livre e aberta a todos. Confira a programação completa aqui.

Saiba como ajudar

Para que a Semana da Diversidade aconteça, Rosana e Flora criaram uma campanha de financiamento coletivo na Plataforma Catarse. Ajude e faça parte de um mundo com mais empatia, respeito e igualdade. Clique aqui e veja como apoiar.

SERVIÇO

1ª Semana da Diversidade

Dia: 19 a 23 de março de 2016

Cidade: São Paulo – SP

Programação completa: http://www.semanadadiversidade.com.br/programacao.html

Foto: Georgia Melli Carrera