Crescer com Síndrome de Down em inglês

Lunna é uma bebê com síndrome de Down. Na foto, ela aparece em cima de um tapete onde faz exercícios de estimulação.A websérie Crescer com Síndrome de Down agora também está disponível em inglês! A Down’s Syndrome Association, organização do Reino Unido que ajuda pessoas com síndrome de Down, traduziu e legendou os episódios sobre estimulação precoce em bebês e crianças com a trissomia, que agora podem ser vistos por um número maior de famílias. São 12 vídeos com tutoriais de diversos exercícios que contemplam as faixas etárias: 0 a 3 meses, 6 a 9 meses, 9 a 12 meses e acima de 12 meses. Nos tutoriais, a fisioterapeuta Alexandra Wakahara conta com as participações especiais de Alice, Lunna, Victor e Lorena, quatro bebês com síndrome de Down.

Crescer com Síndrome de Down foi produzida através de uma parceria entre o Movimento Down, o Grupo In Press, através da VBrand, e contou com o patrocínio da RioFilme, com o objetivo de apoiar famílias de bebês e crianças com síndrome de Down. “O acesso a informação exata e atualizada pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas com síndrome de Down”, afirma Patrícia Almeida, co-fundadora do Movimento Down. “O Movimento Down foi criado para produzir esse tipo de informação e torná-lo facilmente acessível a todos. No Brasil e em muitos países em desenvolvimento, o acesso a terapias de intervenção precoce fora das grandes cidades é muito difícil. Vídeos com tutoriais são fáceis de assistir em celulares e de compartilhar em redes sociais”.

Por meio da internet, a produção conseguiu atingir um grande público que ainda carece de informações sobre seus direitos e as vantagens da estimulação precoce, ajudando no desenvolvimento de crianças e no aprimoramento de suas habilidades. Seguindo as dicas dos tutorias, os próprios pais podem realizar as atividades com os seus filhos em casa. Para Maria Antônia Goulart, coordenadora executiva do Movimento Down, “o acesso a esse conteúdo é determinante”. Ela destaca a importância da iniciativa: “Vivemos em um país diverso, com pessoas que residem na capital, no interior, e que têm níveis de acesso à informação muito diferentes. Permitir esse aprendizado pode ser transformador”.

Assista à websérie Crescer com Síndrome de Down com legenda em inglês aqui:

Manu é uma criança com síndrome de Down. Na foto, ela aparece em cima de um escorregador, se preparando para escorregar. A irmã está do lado direito da foto e a mãe do lado esquerdo. Cada uma segura uma mão da Manu para ajudá-la a escorregar.

Assista à websérie Crescer com Síndrome de Down sem legenda aqui:

Pai, mãe e filho com síndrome de Down posam para a foto. A mãe segura o filho no colo enquanto ele acena para a câmera..