Andrés, que tem síndrome de Down, está se guardando para quando o carnaval chegar

16022013182Andrés Chia Veja não é ruim da cabeça nem doente do pé: ele ama samba! Vem chegando o carnaval e já começa a contagem regressiva, à espera do desfile da sua escola do coração – a Beija-Flor – e dos blocos que saem na vizinhança de seu bairro. Morador da entidade Grêmio Sorriso, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Andrés, que tem síndrome de Down, até se guarda para quando o carnaval chegar, mas também sabe aproveitar bem os outros meses do ano que não têm folia.

“Assisto aos desfiles pela televisão e por vídeo e sinto meu coração bater na boca quando a Beija-Flor entra na passarela. Comecei a sambar na Beija-Flor”, conta Andrés. “Mas também adoro jogar bola, fazer meus exercícios e nadar na piscina”.

Fã de um bom tempero, Andrés enumera as horas das refeições como um momento de lazer precioso e se diz fã de Coca-cola e biscoito. Com quem aprendeu a sambar?

“Com meu professor de ginástica, Carlos Alexandre da Silva. E também com o xará dele, outro Alexandre, que vem também ao Grêmio. E o Fernando, meu padrasto (um dos colaboradores da entidade).

 

Por: Simone Intrator

Fotos: Carlos Alexandre da Silva