Balé ajuda desenvolvimento de garoto com síndrome de Down

ballet 01Quando Archie Aspin nasceu com síndrome de Down, disseram que ele nunca poderia acompanhar o mesmo ritmo que as outras crianças. Mas com apenas três anos de idade, ele já está progredindo aos pulos. Sua mãe, Amanda, diz que foi graças ao balé para crianças que a confiança do pequeno cresceu tanto. Agora Archie caminha, pula e salta – habilidades que antes eram muito desafiadoras para ele.

Archie faz aulas de dança toda semana em um estúdio perto de casa, em Halifax, Canadá. “Desde que ele começou a fazer balé para crianças, sua confiança cresceu muito, o que é fantástico”, conta Amanda. “Suas habilidades físicas estão muito mais avançadas que era esperado. O Archie agora pode pular e caminha muito bem. Ele pode ser instável às vezes, mas realmente se esforça”.

Archie progrediu muito. Crianças diagnosticadas com síndrome de Down frequentemente lidam com falta de coordenação motora, baixa autoestima e dificuldades em se relacionar socialmente. Elas também podem ter dificuldade no desenvolvimento da fala e da linguagem.

Mas Archie mostra como está se desenvolvendo. “Ele está muito mais concentrado e sua audição está melhor. O Archie realmente gosta do balé”, diz Amanda. Os profissionais de saúde sempre diziam que levaria muito mais tempo para ele caminhar e se integrar. A minha opinião e a do meu marido é que nós devemos trata-lo como qualquer outra criança e incentivá-lo o máximo. O maravilhoso sobre o balé para crianças é que o Archie foi totalmente aceito”, conta a mãe, feliz.

De acordo com a professora e dona do estúdio de balé, Claire O’Connor, Archie tem aprendido muito com dança, como disciplina e socialização. “Ele está aprendendo a ouvir instruções. Balé é uma grande disciplina, então para conseguir chegar ao topo, você precisa ser disciplinado. Mas o mais incrível sobre essas aulas de dança é que é possível conviver com uma grande diversidade de crianças”, conclui.

ballet 02

 

 

 

 

 

 

 

 

ballet 03

 

 

 

 

 

 

 

ballet 04

 

 

 

 

 

 

ballet 05

 

 

 

 

 

 

 

ballet 06

 

 

 

 

 

 

 

ballet 07

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3067852/Ballet-helps-s-boy-3-leap-ahead-Archie-walk-jump-hop-classes-send-confidence-soaring.html