Jovem com síndrome de Down realiza sonho de fazer faculdade

Talita Alves, jovem com síndrome de Down na faculdadeAos 23 anos, a paraibana Talita Alves realizou um sonho de infância: entrar para a faculdade. A jovem tem síndrome de Down e desde pequena almejava entrar para o curso de Educação Física. Após estudar e se preparar muito, Talita conquistou sua aprovação no vestibular e começou a cursar a faculdade este ano em sua cidade natal, Patos, na Paraíba.

A mãe de Talita, Iraquetanea Alves, conta que ela é o orgulho da família e que havia uma grande expectativa em relação à sua aprovação. “Ela sempre quis cursar educação física, sempre fez dança e participou de competições esportivas”, diz. “Nós queríamos muito que ela realizasse esse sonho”.

Mas Talita estava bem segura sobre seu ingresso na faculdade. “Eu estudei muito e sabia que iria passar. Sempre quis ser professora de dança e sabia que ia conseguir. É um sonho estar em uma faculdade”, afirma. A jovem também se inscreveu para cursar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, mas optou estudar em Patos para ficar perto da família.

Em poucos meses de faculdade, a jovem já é destaque entre os alunos de sua turma. Fabian Queiroz, professor de Talita na disciplina Ritmos em Movimento, aponta que ela é dinâmica, atenciosa e estudiosa. “Nas atividades ela está sempre à frente e disposta. Quando tem dúvida, pergunta”, conta. “Nossa expectativa maior fica para as atividades teóricas”.

Apesar da desenvoltura da filha na faculdade, Iraquetanea dia ainda ter receio em relação à adaptação da filha à rotina universitária. “Muita gente tem medo de conviver com o diferente ou, às vezes, não sabem lidar, desabafou. “Mas todo mundo da faculdade a recebeu muito bem. Ela está radiante estudando”.

Agora Talita também busca fazer outras atividades para complementar seus estudos na faculdade, como musculação e balé. A mãe conta que a jovem vai à academia todos os dias e em breve começará o balé à noite. Para ela, é importante não perder o foco, pois agora ela tem um novo sonho: se tornar professora de dança.

 

Foto: G1