Chá verde pode ajudar a melhorar a cognição de pessoas com síndrome Down

cha verde (CC BY-NC-ND 2) 2
(Foto: Flickr Yamanaka Tamaki/CC BY-NC-ND 2.0)

A síndrome de Down ocorre quando as células de uma pessoa apresentam um cromossomo 21 a mais. Várias pesquisas demonstraram que essa carga extra de genes do cromossomo 21, geralmente chamada de superexpressão, é um dos fatores que promovem as características associadas à síndrome de Down. Um dos genes que compõem o cromossomo 21, o chamado DYRK1A, está associado à deficiência intelectual.

Este estudo realizado por pesquisadores espanhóis e franceses mostrou, em ratos com padrão genético semelhante à síndrome de Down, que o uso do EGCG, um flavonoide encontrado em grande quantidade no chá verde, reduz o efeito do gene DYRK1A. O uso de EGCG também reverteu significativamente o déficit cognitivo em um estudo piloto em pessoas com síndrome de Down no que diz respeito ao reconhecimento de memória, memória de trabalho e qualidade de vida em geral.

Desse modo, esse estudo conclui que o EGCG é uma ferramenta terapêutica promissora para a melhoria cognitiva em pessoas com síndrome de Down, mas que ainda deve ser mais estudada.

Chá verde inibe gene DYRK1A

Tradução: Rogério Lima

Link do artigo original