A Educação Inclusiva nos últimos 25 anos

O Movimento Down, com o apoio da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB RJ, do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro, Comissão OAB vai à escola e do Instituto Alana, realiza o evento “A Educação Inclusiva nos últimos 25 anos” que conta com palestras e debate para discutir a educação inclusiva no Brasil.

Confira a programação abaixo:

A Educação Inclusiva nos últimos 25 anos
Data: 28/11 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: OAB/RJ – 4ª (auditório)
endereço: Av. Mal. Câmara, 150 – Castelo

9h – Café de boas vindas

9h30 – Abertura

10h – O histórico de leis sobre Educação Inclusiva
Geraldo Nogueira: Advogado, militante nas áreas do Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito da Pessoa com Deficiência, em caráter contencioso ou preventivo, tendo exercido assessoria jurídica junto a instâncias do governo estadual e municipal, para assuntos correlatos aos direitos da pessoa com deficiência e membro do Conselho da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ.
Gustavo Proença: Advogado, Mestre em Direito (PUC-Rio) Doutorando em Direito (UERJ) e Coordenador do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro (CDA).

10h30 – Políticas Públicas para Educação Inclusiva
Viviane Fernandes Faria: Psicóloga, formada pela Universidade Católica de Santos com especialização em gestão de processos comunicacionais pela ECA/USP. Experiência como diretora de ensino do estado do Piauí e diretora da SECADI/MEC em 2011. Atualmente trabalha com formação de professores do AEE e é consultora da OEI/MEC no Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva.

11h – Aplicação das leis nas escolas particulares
Sandra Kiefer: Advogada formada em Direito pela USP. Professora na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Direito pela UCAM, com a dissertação “A Aplicabilidade das Parcerias Público-Privadas na Concretização da Educação Inclusiva: ensino fundamental”. Doutoranda pela UNESA, na Linha de Pesquisa: “Direitos Fundamentais e Novos Direitos”, com foco no direito à inclusão nas escolas privadas de ensino fundamental. Autora de artigos sobre direito à educação, direito à educação inclusiva e turismo inclusivo.

11h30 – Lançamento da Campanha Escola Para Todos – Movimento Down
Maria Antônia Goulart – Cofundadora e coordenadora Geral do Movimento Down Bacharel em Direito pela UNB. Experiência na área pública como secretária municipal de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de educação integral “Bairro-Escola”, de 2005 a 2010. Coautora do livro Caminhos da Educação Integral no Brasil (Editora Penso, 2012). Coordenadora de Políticas de Qualidade para educação da FLACSO.

11h45 – Instituto Alana: Prioridade Absoluta
Pedro Hartung: advogado do Instituto Alana e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP), é também coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama.

12h – Debate

seminário