Depoimento de pai: a cartilha que me ajudou a aceitar meu filho

Ultrassom de Guilherme, filho de Thiago e Giselle.
Ultrassom de Guilherme, filho de Thiago e Giselle.

Todos os dias, o Portal e o Facebook do Movimento Down recebem vários depoimentos de pais, mães, familiares de pessoas com síndrome de Down, além de profissionais que trabalham com o tema. E é sempre muito gratificante para nós saber que de alguma forma estamos dando apoio e mudando a vida de muita gente Brasil afora, e mesmo fora do país.

Recentemente, o Thiago escreveu para gente para contar sua experiência com a cartilha “Três Vivas para o Bebê”, publicação voltada para mães e pais que acabaram de receber notícia da chegada de uma criança com síndrome de Down. Compartilhamos com vocês a experiência e o depoimento dele, e assim esperamos ajudar muitos outros pais e mães como o Thiago. Boa leitura!

“Tenho um filho de 2 anos chamado Bernardo, esse filho foi o maior presente que Deus me deu! Quando digo presente, foi porque ele nasceu justamente no dia do meu aniversário. Mais precisamente no dia 18/07/2012. E, em 2014, descobrimos que estávamos “grávidos” novamente… Ficamos completamente felizes em saber que nossa família ia aumentar!

Marcamos a translucência nucal na décima segunda semana como manda o figurino. E claro que seria com Dr. Heron Werner (um dos melhores médicos que já conheci e o mesmo que fez todos exames mais importantes do Bê).

Chegamos lá super felizes, Bê junto com a gente (como sempre!). Tudo indo muito bem, quando, de repente, o Dr. Heron, com muita delicadeza, nos informa que a translucência estava um pouco alterada, algo em torno de 3 mm, e havia ausência do osso nasal. Como minha esposa já tem 40 anos, o próprio computador fez uns cálculos de risco para três tipos de trissomia; duas eram punks e a maior probabilidade era a 21. Nosso mundo caiu, ficamos tristes, choramos e o Bê, com sua presença de espírito, nos ajudava, brincava, fazia carinho e gracinhas!

O Dr. Heron nos deu a possibilidade de fazer o exame que era invasivo, mas que daria certeza se o bebê viria com alguma síndrome ou não.
Como estávamos na época de Copa e aqui no Rio tinha dia que parava tudo, demoramos a conseguir marcar a amniocentese. Depois de duas longas semanas, conseguimos finalmente fazer o tal exame.

No exame ocorreu tudo bem, a amniocentese foi feita pelo Dr. Heron e a Dra. Cristina. No final do procedimento, fomos informados de que o resultado sairia em duas semanas. Saímos do exame mais esperançosos, mas com aquela certeza no coração que Deus já tinha deixado tudo escrito.

As duas semanas se passaram e nada do resultado. No dia 18/07/2014, minha esposa Giselle me mandou um SMS falando que estava se sentindo mal e pedindo para sair do trabalho e ir para casa. Estranhei o fato, pois ela nunca pede ajuda ou reclama de alguma coisa. Peguei um táxi e fui imediatamente pra casa.

Quando chego em casa, a encontro chorando muito e imediatamente pensei que tinha acontecido alguma coisa com Guilherme (esse é o nome do rebento), pois ano passado nós também ficamos “grávidos”, mas perdemos o bebê. Felizmente não tinha acontecido nada, mas foi o dia em que descobrimos que o Guilherme vinha com síndrome de Down.

Meu mundo desabou, não entendia por que isso tinha acontecido comigo…  Justo no dia do meu aniversário, no dia em que nasceu o Bê… Passei o resto do dia triste; de repente me pegava chorando, parecia que estava recebendo uma punição!

Minha esposa, sendo uma pessoa muito mais culta do que eu, já havia lido bastante coisas sobre crianças com a trissomia do 21 e estava muito mais tranquila, na verdade acho que ela estava triste por minha causa. No mesmo dia ela me passou a cartilha “Três vivas para o Bebê”, feita pelo Movimento Down, mas não quis ler no momento. Deixei para ler no dia em que estivesse sozinho.

Após ler a cartilha, percebi que tinha sofrido em vão… Que apenas perdi meu tempo. Por causa da cartilha, senti vontade de pesquisar mais e mais sobre o assunto.

Bem, essa volta toda que dei foi para agradecer o Movimento Down pela ajuda que dão aos pais antes mesmo do nosso tão esperado filho nascer!

Então é isso, a previsão de chegada do Gui será até 15 de dezembro e, assim que nascer, mandarei foto do pequeno! Na verdade, o dia 18/07 é definitivamente meu dia de sorte!

Obrigado a todos envolvidos no Movimento e aos pais que mostram o quanto essas crianças são maravilhosas!

Thiago Lopes”