Olimpíada do Conhecimento anuncia vencedores

Premiação realizada em Belo Horizonte. Foto: divulgação.
Premiação realizada em Belo Horizonte. Foto: divulgação.

Os medalhistas da 8a edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai foram anunciados em cerimônia no último domingo (7), realizada em Belo Horizonte. Dos 800 estudantes reunidos na competição, 44 eram pessoas com diferentes deficiências, incluindo dez jovens com síndrome de Down. Cada categoria teve três vencedores: medalha de ouro, prata e bronze.

Todos os competidores com a trissomia do 21 concorreram na categoria de panificação. O primeiro lugar foi muito disputado e houve empate entre duas pessoas: Katianne Piedade Melo, 26 anos, do Maranhão, e Jaqueline Rodrigues Macedo, 23 anos, do Mato Grosso. A medalha de bronze foi para Jussara Gabrielly Santos de Lima, 20 anos, de Alagoas.

O desempenho das pessoas com deficiência foi bem avaliado pelos professores, e o que ficou para os competidores foi a sensação de mais uma etapa vencida. Marfisa Barros Dias, 33 anos, de Minas Gerais, não esconde a alegria em ter participado da Olimpíada do Conhecimento de 2014. “É uma experiência maravilhosa estar aqui. Eu entrei no curso em março e, em seis meses apenas, já estou na Olimpíada do Conhecimento”, revela.

Ela, que tem síndrome de down e competiu na ocupação de Panificação, revela o otimismo e a importância do curso na vida dela. “A escola do SENAI foi muito boa pra mim, tive a oportunidade de fazer aquilo que eu adoro que é cozinhar, e minha expectativa é ganhar a competição,” diz Marfisa.

Durante a cerimônia, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, destacou a importância da olimpíada para a formação dos jovens para o trabalho no Brasil. “Quando dão oportunidade ao jovem, ele agarra com talento e dedicação. A excelência é consequência disso”, afirmou. Para ele, o que foi realizado nos quatro dias de competição precisa ser levado para mais jovens brasileiros. “Não podemos ter uma ‘geração nem nem’ (jovens que nem trabalham nem estudam). Mais de 5 milhões de pessoas estão nesta situação”, disse.

A OLIMPÍADA

Durante quatro dias (3 e 6 de setembro), cerca de 800 jovens profissionais de todo o país participaram dessa que foi a maior competição de educação profissional já realizada nas Américas. Divididos em 48 modalidades da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária, eles realizaram desafios semelhantes aos que enfrentariam no mercado de trabalho.

A pontuação máxima dos competidores é 600 pontos. Todos os participantes que superaram a marca dos 500 pontos receberam certificado de excelência. A partir desse índice, se a diferença entre competidores for inferior a dois pontos, os lugares no pódio são divididos. Há ainda destaque para os maiores pontuadores de cada estado, além do troféu Estrela Prisioneira para o competidor que atingir a maior pontuação na competição. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46, seguido por São Paulo, com 36, e Santa Catarina, com 18.

ETAPA MUNDIAL

Com os 58 primeiros lugares definidos, agora é hora de se preparar para a etapa mundial das competições de educação profissional. Em agosto de 2015, será realizada em São Paulo a primeira edição da WorldSkills em um país da América Latina. Para garantir uma vaga, os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade. No mundial, 1.200 competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

Mais informações:

Conheça os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2014

Alegria e superação marcam presença de deficientes na OC2014