Programação da Semana de Aleitamento Materno 2014

Foto: Isaías Emilio da Silva
Foto: Isaías Emilio da Silva

Entre os dias 1º e 7 de agosto celebra-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela WABA – World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) em 130 países simultaneamente. Com o lema “Amamentação: um ganho para toda a vida!”, a SMAM de 2014 quer ressalta a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação, além de entrar na contagem regressiva para o cumprimento dos Objetivos do Milênio.

Durante a semana, uma série de atividades em prol da amamentação será realizada em diversas cidades brasileiras. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), junto com as filiadas estaduais, programou palestras, ações de conscientização do público em geral, cursos de aperfeiçoamento para profissionais, entre outros eventos. A programação segue abaixo.

Além disso, mães, maternidades e profissionais se reúnem em cerca de 40 municípios para realizar a Hora do Mamaço, quando várias mulheres se reúnem para amamentar simultaneamente em público. Mais informações sobre o mamaço são encontradas em matéria do nosso portal.

Programação para a Semana Mundial de Aleitamento Materno nos Estados Brasileiros:

Espírito Santo

Mobilizações do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe):

Visitas às Unidades Básicas de Saúde para difundir informações sobre a amamentação e sobre a importância da doação de leite humano, atividades com gestantes e stand em shopping, para divulgação do tema da SMAM. Além disso, serão realizados um curso de sensibilização para profissionais da saúde e, nos dias 21 e 24, a Oficina de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta – parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No dia 04 de agosto, haverá Encontro da Rede Cegonha com as Maternidades.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro:

Sábado, 02/08, às 10h: Apresentação do Coral e Teatro infantis da Pediatria Brasileira. Evento organizado pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj).
Local: Parque de Madureira (R. Soares Caldeira 115, entrada 1).

Quinta-feira, 07/08, às 11h: Atualização profissional sobre aleitamento no Instituto Fernandes Figueira.
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO), Anfiteatro A – Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo.
Público-alvo: Pediatras, neonatologistas, obstetras, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam com o binômio mãe e filho.
Programação: Veja a programação completa no site da instituição.

Rio Grande do Norte

Mobilizações da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern):

Segunda-feira, 04/08, às 9h: Palestra no Hotel Praia Mar (em Ponta Negra), em Natal, haverá palestra com o dr. Ney Fonseca, da diretoria da SBP, sobre “dificuldades no aleitamento materno”.

Terça-feira, 05/08: em diferentes locais da capital e também em Parnamirim e Macaíba, ocorrerá treinamento para agentes de saúde e enfermeiros.

Quinta-feira, 07/08, às 19h30: mesa-redonda na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com alunos da Liga de Pediatria do Estado do Rio Grande do Norte e da Liga Acadêmica da Universidade Federal.

Sábado, 09/08, a partir das 8h30: realização dos exames da triagem neonatal (teste do olhinho, teste do pezinho e teste da orelhinha), teste rápido de HIV e sífilis, suplementação de vitamina A e atualização da caderneta de vacinação das crianças. Encerramento com uma carreata pelas ruas de Natal.
Local: Centro Cultural da Zona Norte (Universidade Estadual/UERN).

Santa Catarina

Joinville:

Domingo, 03/08, às 10h: Hora do Mamaço e Caminhada da Saúde.

De 1º a 08/08: Mães e famílias de Joinville estão convidadas a participar da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo grupo de tutores da Rede Amamenta e Alimenta Joinville, da Gerência da Atenção Básica. As atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município, com orientações, conversas e sessões de cinema e fotografia para promover e informar sobre a importância da amamentação.

Mobilização da Sociedade Joinvilense de Pediatria:
Gincana com a participação dos funcionários na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville (SC). A Sociedade Joinvilense de Pediatria, a Agência Experimental de Publicidade (AEP) da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC e o Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas estão entre os parceiros. Alunos do Bom Jesus/IELUSC desenvolveram peças de comunicação, entre as quais a atualização do blog www.smamjoinville.blogspot.com.

São Paulo

Mobilizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) nos municípios:

São Paulo:

Sábado, 02/08, às 10h: Hora do Mamaço, com mães convidadas a amamentarem juntas, em espaço público.
Local: Casa das Rosas, Av. Paulista, 37.

Quarta-feira, 06/08, das 8h às 10h: Importância do Banco de Leite para a Saúde do Prematuro.
Local: Hospital Israelita Albert Einstein, Av. Albert Einstein, 627/701, Morumbi.

Quinta-feira, 07/08, das 8h às 12h: Impacto do Banco de Leite Humano na UTI Neonatal
Local: Hospital Universitário da USP, Av. Professor Lineu Prestes, 2565.

Dias 7, 14, 19 e 26/08: Cine Materna – sessões de cinema para mães e pais com bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo com membros do Depto. Científico de Aleitamento.
Local: Rede Cinemark
Programação:
•    Quinta-feira, 07/08, às 14h10 – Cinemark Mooca Plaza, Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313
•    Quinta-feira, 07/08, às 14h10 – Cinemark Market Place, Av. Dr. Chucri Zaidan, 920 1º andar torre ll
•    Quinta-feira, 14/08, às 14h – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569
•    Terça-feira, 19/08, às 13h30 – Espaço Itaú Bourbon São Paulo, Rua Turiassu, 2100
•    Terça-feira, 26/08, às 13h30 – UCI Santana Parque, Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780

Sábado, 09/08, das 8h às 13h: “Aleitamento Materno no Século XXI – práticas de atenção à mulher e à criança”.
Local: Associação Paulista de Medicina (APM), Av. Brigadeiro Luiz Antonio 278, Bela Vista.
Público-alvo: Pediatras, obstetras, enfermeiras, nutricionistas e demais profissionais que lidam com a questão.
Mais informações: são 120 vagas e a participação conta pontos para a atualização profissional (pela CNA).
Contato e inscrições: (11) 3849-8263 / 3849-0379, www.meetingeventos.com.br; pediatria@meetingeventos.com.br.

Sábado, 09/08, às 9h: 4ª Caminhada em Apoio à Amamentação Santa Joana
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, entrada pelo portão 10 (próximo à ponte de ferro)
Informações e inscrições: (11) 5080-6000

Terça-feira, 12/08, das 8h às 13h: X Encontro de Aleitamento Materno da Região Sul do Município de São Paulo: Aleitamento materno: uma vitória para toda a vida!
Local: Auditório UniÍtalo, Av. João Dias, 2.046, Santo Amaro
Informações e inscrições: Hospital Geral do Grajaú, (11) 3544-9444, ramal 203

Araçatuba:

Segunda-feira, 04/08, das 8h às 12h: Impacto do Banco de Leite Humano na Unidade Neonatal
Local: SENAI – Araçatuba, Rua Bartolomeu de Gusmão, 150, Araçatuba

São Bernardo do Campo:

Segunda-feira, 04/08, às 8h30: O Aleitamento Materno no Século XXI
Local: Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, Rua Bispo Cesar D’ Corso Filho, 161, São Bernardo do Campo
Palestrante: Marisa da Matta Aprile
Público-alvo: Evento direcionado aos colaboradores do Hospital

Santo André:

Terça-feira, 05/08, às 8h30: Os Mil Dias que Definem a Saúde Futura da Criança
Local: Hospital da Mulher, Rua América do Sul, 285 – Parque Novo Oratório, Santo André
Palestrante: Marisa da Matta Aprile
Público-alvo: Direcionado aos colaboradores do hospital e Rede Básica de Saúde

Outros eventos sobre aleitamento materno:

Amazonas

Manaus:
Aleitamento Materno e cozinha saudável no XIII ENAM – 26 a 28/11
Com objetivo de reforçar a importância da participação de todos os envolvidos na atenção primária, secundária e terciária à saúde, o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e III Encontro Nacional Alimentação Complementar Saudável (ENACS) ocorrerão de 26 a 28 de novembro, em Manaus (AM), organizados pela IBFAN e pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Nos dias 24 e 25, serão as oficinas de curta duração. Entre elas, o curso “Amamentação: atualização para o profissional de saúde”, ministrado pelos pediatras Jefferson Pereira Guilherme – da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e integrante da Comissão Científica do ENAM –, Marcus Renato de Carvalho (coordenador do site Aleitamento.com) e Maria Beatriz Nascimento (do Departamento de Aleitamento Materno da SBP/DC AM).

No dia 25, às 15h, mil mães estão sendo convidadas para amamentarem juntas, no anfiteatro Ponta Negra. Dias 26 e 27, haverá o ENANzinho, quando jovens das escolas do estado e do município serão os protagonistas e também o ENACSquinho.
Dentre os eventos paralelos, o Departamento de Aleitamento Materno da SBP se reunirá no dia 26, quando também haverá uma mesa-redonda sobre “Aleitamento materno e infecção materna, drogas lícitas e ilícitas, outras situações”. Dra. Maria José Mattar (Sociedade de Pediatria de São Paulo) falará sobre “HIV e hepatite na amamentação”, dr. Luciano Borges Santiago, presidente do DC AM, abordará “Drogas na Lactação” e dra. Maria Beatriz Nascimento “Hipoglicemia no recém-nascido e amamentação”. Acesse o http://enam.org.br/ e veja o programa completo.

Pernambuco
O IX Simpósio de Aleitamento Materno será realizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) no dia 22 de agosto, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Dentre os palestrantes, está confirmada a presença de Fernanda Monteiro, do Ministério da Saúde, que falará sobre “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – Avanços e desafios na implantação“ e sobre a “Portaria nº 1.153 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – inclusão do Cuidado Amigo da Mulher como critério de habilitação”.

Mais informações e outras programações:
http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1530&sid=173
http://www.aleitamento.com/promocao/conteudo.asp?cod=1947 http://www.conversandocomopediatra.com.br/