Fotógrafa documenta a vida da filha com síndrome de Down

Vida de Alice, que tem síndrome de Down, é clicada pela mãe, Sian Davey.
Vida de Alice, que tem síndrome de Down, é clicada pela mãe, Sian Davey.

Ao ter a filha Alice, que tem síndrome de Down, a fotógrafa e psicoterapeuta britânica Sian Davey enfrentou uma série de dúvidas e conflitos. Em função de seu despreparo, a própria relação entre mãe e filha não fluiu com a naturalidade que deveria.

Sian não só observou que Alice percebia isso, como passou a ficar perturbada com a ideia de que esse distanciamento causava sofrimento na garotinha. E uma das iniciativas que ela tomou para mudar a situação foi fazer uma série de fotos marcadas por um olhar cheio de sensibilidade para registrar o desenvolvimento da garotinha.

A série recebeu o nome de “Procurando Alice” (“Finding Alice”, no original em inglês) e parte de uma reflexão sobre como a menina poderia ser respeitada sem distinção, exclusão ou “uma segunda olhada”: “Minha filha Alice, que nasceu com síndrome de Down, não é diferente de qualquer outro ser humano. Ela sente o que você e eu sentimos. No entanto, nossa sociedade não reconhece isso e sua própria existência recebe pouco ou nenhum valor”, escreve Sian, no site onde publicou as imagens.

Segundo Sian, as fotos devem ser interpretadas como uma ilustração da vida em família, incluindo todas as tensões, alegrias, altos e baixos que acontecem em todas as casas. “As histórias variam, mas todos experimentamos emoções semelhantes. Somos todos vulneráveis a sentimentos de raiva, tristeza e depressão”, afirma a mãe.

Veja as fotos de Sian Davey abaixo:

Com informações de O Globo e My Modern Met.