Cobertura especial de conferência sobre síndrome de Down

Angel Magnussen é palestrante de conferência sobre síndrome de Down na Itália. Reprodução.
Angel Magnussen participa de conferência sobre síndrome de Down.
Reprodução.

Entre  4 e 10 de julho, acontece nos EUA a “2014 Mission Possible Down Syndrome Cruise Conference”, conferência sobre síndrome de Down que reúne em um cruzeiro um universo diversificado de especialistas no assunto. Ao todo, nove palestrantes – entre profissionais da área médica, educadores e pessoas com a síndrome – vão compartilhar seu conhecimento a respeito de tratamentos voltados para crianças e adultos nascidos com a condição.

O portal Movimento Down fará a cobertura do evento e trará para os leitores as impressões de nossa enviada especial, a assessora internacional Christiane Aquino. Ao longo da conferência, vamos publicar informações sobre o que há de mais atual a respeito de síndrome de Down.

Confira abaixo a relação dos conferencistas e seus respectivos currículos.

Angel e Cheryl Magnussen

Angel Magnussen é uma adolescente de 18 anos que tem síndrome de Down. Angel mantém a organização sem fins lucrativos “Hugginz by Angel”, através da qual ajuda crianças doentes, crianças com necessidades específicas e hospitais, doando travesseiros e cobertores que ela mesma costura. A instituição também levanta fundos para instituições filantrópicas na área médica e para a compra de itens de acessibilidade, como cadeiras de roda, aparelhos auditivos, entre outros. Ela e sua mãe Cheryl querem inspirar outras pessoas a contribuírem para a causa. Conheça a “Hugginz by Angel” em: www.hugginzbyangel.com.

Barbara Laird

Barbara Laird é consultora educacional que milita pelos direitos de crianças com necessidades específicas nos EUA e no Canadá, e mãe de Melanie, que tem síndrome de Down. Professora aposentada, dedica-se também à promoção da educação inclusiva. Há quatro anos organiza a conferência “Health and Wellbeing in Children, Youth and Adults with Developmental Disabilities” (“Saúde e bem-estar em crianças, jovens e adultos com deficiência”, em tradução livre). Foi uma das fundadoras das organizações Down Syndrome Research Foundation e Steps Forward Inclusive Post Secondary Education Society. Mais sobre seu trabalho pode ser visto em: www.beyondtheboxbasics.com

Cyndi Ringoen

Terapeuta especializada em neurodesenvolvimento, Cyndi Ringoen é presidente da The International Association of Neurodevelopmentalists e fundadora da Christian Access to Neurodevelopmental Organization. Possui mais de 15 anos de experiência de trabalho com crianças com necessidades específicas, que apresentam questões como distúrbios emocionais, deficiência auditiva, esquizofrenia, síndrome alcoólica fetal, paralisia cerebral e atrasos no desenvolvimento.

Eleanor Stewart

Eleanor Stewart trabalha desde 2008 na Down Syndrome Research Foundation (DSRF), onde atualmente é professora coordenadora. Eleanor ministra aulas de leitura para pequenos grupos de jovens adultos, é mentora dos professores novos do programa de leitura individual voltado para alunos a partir de três anos, e promove workshops da DSRF para familiares e educadores de pessoas com SD. Em sua palestra, a professora irá apresentar as metodologias de ensino adotadas pela fundação, além de revelar seus aplicativos, sites e livros favoritos que podem auxiliar a desenvolver habilidades de leitura em indivíduos com a síndrome.

Gregory De Silva

Gregory De Silva é cirurgião ortopédico e atualmente integra os comitês de três organizações americanas: Orthopaedic Trauma Association, American Academy of Orthopaedic Surgeons, e American Society for Surgery of the Hand. É pai de um menino de 4 anos com síndrome de Down e desde o nascimento da criança tem se dedicado à pesquisa e educação sobre a SD.

Kent MacLeod

Fundador do centro clínico NutriChem, em Ottawa, no Canadá, Kent MacLeod é um farmacêutico premiado com 30 anos de experiência em tratamentos baseados na terapia ortomolecular.  Kent pesquisa e desenvolve uma grande variedade de fórmulas e suplementos nutricionais, incluído uma linha específica de vitaminas para pessoas com síndrome de Down. É autor do livro “Down Syndrome and Vitamin Therapy” (“Síndrome de Down e terapia com vitaminas”, em tradução livre).

Marilee Coots

Marilee Coots é terapeuta especializada em neurodesenvolvimento e fundadora da consultoria em educação e neurodesenvolvimento Help with Learning. Possui vasta experiência em tratar pessoas com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem e necessidades específicas.

Norman Schwartz

Dr. Norm Schwartz é médico especializado em Medicina Funcional Integrativa, com extensa experiência no tratamento de crianças e adultos com síndrome de Down ou com problemas médicos crônicos. Ex-diretor de Medicina Integrativa do Wheaton Franciscan Health Care, hoje trabalha em seu consultório em Milwaukee, Wisconsin, nos EUA. Seu site é: www.normschwartzmd.com.

Renee Hill

Renee Hill é fonoaudióloga com mais de 15 anos de experiência profissional e membro do conselho Therapy Advisory Board for Down Syndrome OPTIONS (Optimizing Potential Through Integrative Opportunities Now). Possui sua própria clínica, Crossroads Therapy Clinic, em New Braunfels, Texas, nos EUA, onde oferece tratamento terapêutico a crianças e adultos, incluindo aqueles com síndrome de Down. Integra a organização TalkTools, na qual ministra cursos de aperfeiçoamento profissional. Participa também das conferências organizadas pela ASHA (American Speech-Language-Hearing Association), oferecendo palestras para pessoas com síndrome de Down.