Idealizador de projeto para construção da autonomia de pessoas com síndrome de Down estará no Brasil

Você já ouviu falar no Projeto Roma, que foi desenvolvido para promover a inclusão escolar, autonomia e o aprendizado das pessoas com síndrome de Down, do qual fez parte o espanhol Pablo Pineda? Nos dias 25 e 26 de fevereiro um dos seus idealizadores, o Professor Miguel López Melero estará em Riberião Preto falando sobre o Projeto. Uma mesa redonda(25) e um mini-curso(26) estão sendo organizados pela Associação de Síndrome de Down de Ribeirão Preto, Ribdown.

As informações para participar estão disponíveis no Facebook

Veja a mensagem de Gil Pena, um dos pais que incorporou a filosofia do Projeto Roma e a aplica no dia a dia.

“Estive com o professor Melero ainda em 1999, quando minha filha tinha apenas dois anos.Nestes encontros, desde então, o Prof. Melero teve contato com dezenas de famílias e repetiu algumas centenas de vezes um discurso e prática que desvia o nosso olhar da deficiência para a competência.

Não sei dizer da sensação que tive da primeira vez que o escutei. Falou de possibilidades, confiança, da organização de projetos com elaboração de planos de ação. De início, não posso dizer que compreendi, ou que acreditei. Resolvi investigar. Podia mesmo ser que estava num mundo que estava como estava, por causa da visão que se tinha dele, e se o víssemos diferente, o mundo se desenhava de modo distinto, o que abria espaço para a transformação do mundo, nesta transformação, uma a mais importante, o jeito de olhar minha filha, desde uma concepção deficitária, para uma competencial.

É claro que transformar o mundo não é coisa fácil. Não queremos tanto. Bastava tirar um pouco da deficiência que nossos filhos e filhas carregam, a que lhe veio pelo cromossomo extra, o 21, demos lhe o número e lhe contamos a quantidade.

O que o Projeto Roma me ensinou é que não podemos querer tão pouco. Nem optar pelo caminho fácil, um que já esteja aberto, esse desemboca no mundo como está, o repete. É preciso pensar na competência. A pessoa que está ali, outros 46 cromossomos, por que só pensaríamos no terceiro 21?

Convido a todos que se aventurem pelo Projeto Roma. Confiem. O Projeto Roma é um Projeto de Confiança, na possibilidade de mudança, de transformação, transformação que opera em campos distintos, na visão que temos do mundo, do mundo que trazemos a nossa visão. A todos que venham, convido-os a se informarem, se formarem. O Projeto Roma não se pode conduzir sem estudo. É Projeto para a Autonomia. A autonomia de saber o passo que dou, em que direção. Passo que dou orientado por um elaborado plano de ação, em que levo em conta a dimensão cognitiva, comunicativa e afetiva. Uma vez que me movimente no mundo, consciente do passo que dou, movimenta-se o mundo, a perspectiva de vê-lo de outra posição, e desse ponto, dar outro passo, entendendo onde estou e desenhando a direção onde planejo estar.

Há alguns anos, foi numa aventura que toda uma lista de pessoas na internet envolvemo-nos em um projeto, nos moldes de projeto Roma. Creio que o texto elaborado, resultante de alguns meses de discussão do projeto oferece uma oportunidade de adentramento da filosofia e da prática do projeto. Esse texto está disponível aqui.

Aos que venham a Ribeirão, sugiro que se antecipem, preparem-se para a exposição do Prof. Melero, já tenham perguntas, as perguntas as que fazem abrir portas do aprendizado. É um convite que faço a todos. Acompanhem a divulgação pelo sítio da RibDown.
Gil Pena

Para saber mais sobre o Projeto Roma, clique aqui