Educação de pessoas com deficiência no Brasil: entenda o debate

Crédito da foto: Fábio Caffe
Crédito da foto: Fábio Caffe

A questão da educação das pessoas com deficiência tem levantado discussões em todo o país. Pais e profissionais estão em debate sobre a manutenção das escolas especias e o direito ao ensino regular. O Portal Inclusive publicou um texto que para quem deseja saber mais sobre o assunto. O Movimento Down acredita na inclusão das pessoas com deficiência em escolas regulares e incentiva os pais e profissionais a se informarem sobre a questão.

Veja abaixo:

Uma grande discussão vem sendo realizada no Brasil com referência à escolarização de crianças com deficiência, principalmente aquelas com deficiência intelectual. Há basicamente dois grupos envolvidos no debate: os que defendem o direito constitucional dos alunos com deficiência de frequentarem as classes comuns da escola regular e os que querem a manutenção das escolas especiais.

Ninguém discorda de que a educação no Brasil está longe do ideal. Mas a solução para o ensino de qualidade para alunos com deficiência é mais investimento na escola regular, onde os alunos com deficiência estão cada vez mais sendo matriculados. Além da inclusão escolar ser garantida pela legislação, há pesquisas científicas comprovando os benefícios da inclusão não apenas para os alunos com deficiência, mas também para seus colegas, a comunidade escolar e a sociedade como um todo (ver http://producao.usp.br/handle/BDPI/11424 e http://ref.scielo.org/jhywqn ). Então, a luta deve ser no sentido de garantir uma educação de qualidade para TODOS, no mesmo ambiente escolar.

Para ler a matéria completa do Portal Inclusive, clique aqui.

Crédito da foto: Monara Barreto
Crédito da foto: Monara Barreto