Movimento Down assina parceria para desenvolver materiais sobre direitos trabalhistas em linguagem simples

Nesta sexta-feira, o Movimento Down deu o pontapé inicial em mais uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a inclusão de pessoas com síndrome de Down. A organização assinou um convênio em parceria com o Ministério Público do Trabalho para a criação de diversos materiais sobre os direitos trabalhistas das pessoas com deficiência em linguagem simples. A primeira publicação produzida será a versão acessível da cartilha  “O Ministério Público do Trabalho e os Direitos dos Trabalhadores”, que deverá ser publicada até o fim do ano.

Equipe do Movimento Down e representantes do Ministério Público do Trabalho celebram parceria no Rio de Janeiro
Equipe do Movimento Down e representantes do Ministério Público do Trabalho celebram parceria no RJ

O projeto será conduzido pelo Conselho Editorial do Movimento Down, formado por especialistas e jovens com síndrome de Down.  Todos os materiais serão distribuídos nas instalações do Ministério Público do Trabalho em todo o Brasil e disponibilizados para download gratuito no portal Movimento Down e no site do PCD Legal.

“O Ministério Público do Trabalho tem feito um grande esforço para a inclusão das pessoas com deficiência. A cartilha já estava disponível na versão acessível para pessoas com outras deficiências por meio do site PCD legal. Faltava a versão acessível para aqueles que têm deficiência intelectual”, comemora a psicóloga Debora Mascarenhas, que atua na coordenação do Movimento Down.

Facilitar o acesso à informação é fundamental para que as pessoas com deficiência intelectual possam compreender seus direitos e lutar para que estes sejam respeitados. O procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, esteve presente na assinatura da parceria e ressaltou a importância da iniciativa para favorecer cada vez mais o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

“Temos que trabalhar cada vez mais para ampliar o espaço das pessoas com deficiência e criar instrumentos para que elas sejam respeitadas como cidadãs. O mercado de trabalho é um ambiente muito importante para a inclusão e cidadania”, afirmou.

Para o procurador do Trabalho do MPT/ES Djailson Martins Rocha, oferecer condições de acessibilidade é respeitar os preceitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. “Conhecer as necessidades das pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual é fundamental para o avanço da cidadania. Não adianta fazer ações para a inclusão de pessoas com deficiência sem a participação delas” .

A publicação sobre direitos trabalhistas será o segundo lançamento do Movimento Down em linguagem simples. Em 2012, a organização desenvolveu a versão acessível das Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down.