Coleção ‘TO Brincando Movimento Down e Correios’ é lançada no Rio de Janeiro

Primeiros volumes da coleção TO Brincando: cartilhas dos jogos Pula Pirata e Quebra Gelo

A partir desta sexta-feira (27), famílias e profissionais de todo o Brasil têm mais um instrumento para promover o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Foi lançada oficialmente a coleção ‘TO Brincando Movimento Down e Correios’, uma série de publicações que propõe e orienta a utilização de brinquedos e atividades adaptados para facilitar o aprendizado. O lançamento ocorreu em evento realizado no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os primeiros volumes da coleção já estão disponíveis para download no portal Movimento Down. No total, serão 20 publicações, duas para cada brinquedo avaliado: dez cadernos de atividades e dez guias para profissionais de saúde e educação. A versão física dos materiais será distribuída para familiares e profissionais que são diretamente atendidos pelo projeto.

Durante o lançamento da coleção, a terapeuta ocupacional Miryam Pelosi, uma das coordenadoras do projeto, destacou o processo de construção das atividades e adaptações dos brinquedos.

lançamento_TOBrincando3
Profissionais e estudantes observam propostas pedagógicas e adaptações realizadas pela equipe do projeto

“Procuramos pensar o brinquedo a partir de vários aspectos: com quais conceitos podemos trabalhar, se há a necessidade de alguma adaptação, como podemos facilitar a aquisição de diversos conteúdos”, explicou.

Mãe de João Victor, de quatro anos, Edna dos Santos disse enxergar novas possibilidades para o aprendizado do menino, que tem síndrome de Down. “Sempre estimulei meu filho, mas conhecer este projeto abriu novas possibilidades de incentivo ao conhecimento”.

Confira as publicações e pranchas de apoio do projeto TO Brincando que já estão disponíveis para download gratuito 

A programação do evento incluiu um workshop sobre a importância do brincar para o desenvolvimento e um seminário com a presença de representantes de todas as organizações que apoiam o projeto.

Coordenadora do Movimento Down, a psicóloga Debora Mascarenhas ressaltou a importância da parceria entre a organização, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e a Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do patrocínio dos Correios.

Lançamento TO Brincando Movimento Down e Correios
Parceiros do projeto TO Brincando celebram lançamento de coleção de cartilhas no Rio de Janeiro. Crédito da imagem: Ana Paula Abreu/Movimento Down

 

“O Movimento Down tem como principal objetivo produzir informações de qualidade para ajudar famílias e profissionais em todo o Brasil. O projeto TO Brincando é uma conquista muito importante que não teria sido possível sem nossos parceiros”.

Os brinquedos utilizados no projeto foram doados por meio de uma parceria com a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), a Brinquedos Estrela e a Grow Jogos e Brinquedos.

Angela Madeira, assessora de Projetos Educacionais da ABRINQ, acredita que a iniciativa pode incentivar a indústria brasileira a buscar cada vez mais alternativas para atender às necessidades educacionais de todas as crianças, inclusive com deficiência. “Desejo que esse seja um marco para que as empresas possam pensar seus produtos para atender a essa parcela do público”.

lançamento_TOBrincando2
Estudantes e profissionais da saúde e da educação participam de workshop sobre a importância do brincar oferecido por especialistas do projeto TO Brincando

Além da coleção de cartilhas, o projeto TO Brincando Movimento Down inclui o fomento à pesquisa acadêmica, o atendimento a 72 crianças com síndrome de Down e a construção de uma Brinquedoteca, cuja placa fundamental também foi instalada nesta sexta-feira. As instalações, construídas nas dependências do IPPMG, possibilitarão a ampliação na capacidade de atendimento e deverão ficar prontas até o final de outubro.

“Apoiar esse projeto traz uma enorme satisfação para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Somos uma empresa pública que tem uma grande preocupação socioambiental, e esta iniciativa engrandece as nossas ações neste sentido”, afirmou Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente da instituição.