Aplicativos para Ipad em português

Confira abaixo a lista preparada por Patrícia Almeida, jornalista, uma das coordenadoras do Movimento Down e mãe de Amanda, de nove anos, que tem síndrome de Down. Patrícia fez uma relação de aplicativos para Ipad em português que usa para estimular a filha. Clique no nome do aplicativo para fazer o download:

Coleção Galinha Pintadinha

Turma da Galinha – Podem ser baixados os clipes de músicas infantis conhecidas da Galinha Pintadinha. É uma boa atividade porque junto com a música aparece a letra, em caixa alta, e uma bolinha seguindo as palavras para a criança acompanhar. Os clipes são baixados individualmente e cada um custa 0.99 – Desenvolve a memória, linguagem e leitura.

Escolinha – Aprenda sobre formas, números e letras, com jogos e vídeos – Desenvolve coordenação motora e conhecimento.

PoChickenPo – Ao clicar nas galinhas ou mover o iPad, as galinhas fazem sons e ações – Desenvolve a coordenação motora.

Genius Galinha – Lembra do Genius? As galinhas fazem sons e o jogador tem que tocar para repetir, a sequência. Nível baby, Kids, Fácil e Difícil. O nível baby e só para tocar nas galinhas e brincar – Atenção, coordenação e memória.

ABC Palavras – É preciso escolher o português nas ferramentas. A criança tem que formar palavras de acordo com a figura a partir de letras embaralhadas. Pode escolher letras maiúsculas ou minúsculas e ver a sobra da letra ou não.

Qual é a Letra? – Tem cinco graus de dificuldade. A criança deve descobrir com que letra começa a palavra que aparece. Em seguida aparecem todas as letras da palavra.

Números – Para aprender os números de um a 10. No modo ‘aprendendo’ a criança toca na tecla com o número e surge um número grande e uma voz que diz o número. Em ‘localizando’, a criança deve identificar o número pedido verbalmente entre 6 opções. Na opção ‘contando’, a criança aperta o sinal de ‘+’ e vai aparecendo cada vez mais um número e uma voz que vai contando. Caso aparte a tecla menos, fica um número a menos.

Jogo das Bolinhas – Um canhão controlado pela criança com o dedo e é preciso estourar bolinhas coloridas.

Qual é? – Novamente formas, cores, letras e números para serem identificados. Uma voz pergunta ‘Qual é o oval?’ e se a criança acerta e vozes de crianças comemoram.

O Circo Mágico do Bita – Bita é um mágico que é dono do circo. Cada personagem do circo tem uma descrição e uma brincadeira.

ABC do Bita – Aparecem as letras do alfabeto e quando se clica sai o nome, a imagem e uma voz falando a palavra que começa com a letra. Pode-se escolher com música ou sem, com voz ou sem. No final do alfabeto tem um quebra-cabeça.