INFORMAÇÃO GERAL

Para entender a Síndrome de Down

Buscar informações sobre a Síndrome de Down sempre é muito importante, principalmente, se atualizando com profissionais diversos, escolas, livros, instituições, associações. Procurar sempre ficar por dentro do assunto, buscar soluções (elas existem), perceber que a família é a essência de tudo e acreditar acima de tudo nas coisas boas e não se ocupar somente de problemas.

 

 
Síndrome de Down A- Z, Um Guia Para Pais e Profissionais 

Este livro traz informações sobre a síndrome de Down, destinado a pais, profissionais e outros interessados no conhecimento dessa alteração genética. O livro traz o resultado de muitos anos de pesquisa do Centro Médico Down. Este livro pretende mostrar que as doenças, transtornos e situações que podem afetar as pessoas com síndrome de Down são as mesmas que podem afetar qualquer outra pessoa. Os assuntos estão dispostos em ordem alfabética, com a definição e o conceito, os sintomas clínicos gerais e quando requerem urgência.

 

Adultos com Síndrome de Down – A Deficiência Mental como Produção Social

Livro que trata a deficiência mental como condição que se estabelece mediante as relações sociais. Apoiada na abordagem histórico-cultural, sobretudo nas contribuições de Vygotsky, a autora mostra que, mesmo diante de alterações orgânicas – sejam elas estruturais ou funcionais do sistema nervoso – é na interação em sociedade que o indivíduo vai se desenvolver, ou não, como deficiente mental. São apresentadas histórias de vida de alguns adultos com síndrome de Down que, em diferentes contextos, frequentaram o ensino comum e chegaram à universidade. O olhar atento a essas e a outras histórias de ruptura pode nos ajudar a entender como a constituição dos seres humanos, mesmo em circunstâncias de desvantagem, está sempre vinculada à relação com os demais.

 

Síndrome de Down: Guia para Pais e Educadores

Quando nasce uma criança com síndrome de Down, a maioria dos pais vivencia sentimentos esmagadores de choque e incredulidade. Onde procurar apoio e aconselhamento? O que fazer? A vida voltará a ser o que era? A vida desses pais pode ter mudado. Mas com esse guia informativo e de fácil compreensão, pais e educadores podem auxiliar essa criança a levar uma vida ativa e plena.