HISTÓRIAS E DEPOIMENTOS

O livro de Julieta

Ao mesmo tempo grave e divertido, leve e profundo, doce e mordaz, O livro de Julieta é, acima de tudo, a tentativa de uma mãe de atravessar a distância que a separa de sua filha e adentrar seu território, enxergando-a exatamente como ela é.

 

 

– Inclusão começa em casa

José Manoel, o filho da autora, tem síndrome de Down. Iva conta sua história com uma honestidade comovente, sem medo de se expor: raiva, frustrações, pequenas e grandes alegrias. Escrito há 25 anos, este livro continua sendo um grande conforto para os pais em situações similares. No ano de seu relançamento, José Manoel completa 50 anos.

 
Cadê a síndrome de Down que estava aqui ? O gato comeu…

Neste livro, são descritas as ações de Lurdinha procurando mostrar que pessoas com síndrome de Down podem desenvolver-se de modo muito próximo daquilo que os autores consideram normal. O livro propõe questionamentos e indica alternativas.

 

 

 

Construindo o caminho: Um desafio aos limites da Síndrome de Down

Narra a percurso de uma mãe ao enfrentar o desafio de educar uma filha portadora da sindrome de Down. A autora mostra o caminho percorrido por sua filha desde o nascimento até hoje. Fala sobre a relação da família, os cuidados médicos e os incessantes esforços de integração.

 

 

A eficiência na deficiência

Elaborado pela família, A eficiência na deficiência, mostra o dia-a-dia da convivência, onde pode ser lido os encantos e desencantos de uma caminhada que deu certo.

 

 

– Síndrome de Down e meu filho

A autora Ana Beduschi Nahas conta a história de seu filho Marcelo.

 

 

 

 

– Síndrome de Down – Relato de um pai apaixonado

A obra aborda a Síndrome de Down fugindo das explicações científicas e técnicas, mesmo porque, o autor é um profissional de educação física e não um médico, além de ser o pai de Rafael, um menino com síndrome de Down. Sua intenção é mostrar o quanto a dedicação e o amor incondicional são capazes de quebrar barreiras, permitindo uma convivência normal com as pessoas com SD.

 

 

Síndrome de Down. E agora, doutor?

Quando Ruy Pupo era residente de Medicina, viu um menino com síndrome de Down morrendo, a família chorando, e se espantou: “Não sabem que ele é mongolóide?” Anos depois, em 1990, nasce sua terceira filha, Marina, com síndrome de Down. Ruy leva um choque. Como a maioria dos médicos, tinha poucas e desatualizadas informações sobre o assunto:”Minha frustração como médico foi maior do que como pai. Eu, que era o pediatra dos meus filhos mais velhos, não tinha o conhecimento necessário para cuidar de Marina.” O livro conta a trajetória do médico Ruy do Amaral Pupo Filho, presidente da Up-Down – Associação de Pais de Filhos com Síndrome de Down, de Santos – em busca de informações corretas sobre a síndrome de Down.

 

Meu rei Arthur, a chegada de um filho com síndrome de Down

Meu rei Arthur é uma história de superação e descobertas diante da confusão de sentimentos pela qual passam os pais de uma criança nascida com Síndrome de Down.Despreparada para a notícia, já que em nenhum exame pré-natal fora detectado qualquer problema, Lúcia passou por um verdadeiro turbilhão de emoções, do choque e da sensação inicial de fracasso à feliz descoberta de que seu filho era tão especial quanto qualquer bebê ao chegar ao mundo. A história de Lúcia e Arthur quer provar que o luto pelo nascimento de um filho com deficiência pode ser vencido se os sentimentos negativos forem ultrapassados e se a vida for aceita da forma como é apresentada.

 

Quer saber? Eu quero contar: Aprendizados e lições na Síndrome de Down

Com a organização de Leonardo Gontijo, o livro dá continuidade ao Projeto Mano Down e reúne 54 depoimentos de especialistas, familiares e amigos de pessoas com síndrome de Down do Brasil e de Portugal.

 

 

 

– Mano Down: relatos de um irmão apaixonado 

O livro Mano Down: Relatos de um irmão apaixonado traz uma história de amor entre dois irmãos especiais: Eduardo (Du) e Leonardo Gontijo. O primeiro portador da Síndrome de Down, o segundo o narrador que nos envolve nessa bela declaração de amor e amizade.

 

 

 

A Filha – Down em alto astral

O primeiro livro do gaúcho Carlo Manfroi, “A Filha – Down em alto astral”, está em sua segunda edição e conta a história de Cíntia, uma menina que nasceu com síndrome de down em uma época em que se tinha pouquíssima informação sobre o assunto.