AUTORES COM SÍNDROME DE DOWN

Mude seu falar que eu mudo meu ouvir

Primeiro livro sobre acessibilidade e comunicação escrito por pessoas com síndrome de Down, a publicação é uma iniciativa da Associação Carpe Diem, em São Paulo. Dos autores Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Aleoni Arruda e Thiago Rodrigues, o manual pretende servir como base para a mudança de paradigmas envolvendo a deficiência intelectual e auxiliar na compreensão de como essa parcela da população pode exercer maior participação na sociedade.

 

Liane, Mulher como Todas

Escrito por Liane Collares e publicado pela WVA Editora em 2004. Este livro é um projeto antigo de Liane Martins Collares, nascida em Bagé, Rio Grande do Sul, no ano de 1963. Diretora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Liane é uma atleta internacionalmente reconhecida e trabalha com crianças na Sociedade Cruz de Malta, em Brasília. A história que Liane oferece a seus leitores é intensa. Sua vida como mulher nascida com síndrome de Down no Brasil é contada entre sentimentos marcantes. Familiares e amigos ajudam-na a relatar a surpresa do seu nascimento e as estratégias utilizadas por seus pais para que estudasse em classes comuns em escolas regulares, além de sua trajetória de sucesso no esporte e a inclusão no mercado de trabalho.

 

– Nunca deixe de Sonhar

O Livro “Nunca deixe de Sonhar”, é a realização de um sonho de Vinícius Ergang Streda, pessoa com síndrome de Down que mora no interior da cidade de Santo Cristo RS. Mais que a realização de um sonho, é a prova de que quando lutamos pelos nossos sonhos, tudo se torna possível!

 

 

 

– Água de Algodão e Ventos Mergulhantes

Romeu Santos publicou em 2001 seu livro de poemas Água de Algodão. No final de 2006, lança pela Editora Paka-Tatu, seu segundo livro, também de poemas: Ventos Mergulhantes. Esta extraordinária obra reflete o espírito desse jovem paraense e sua incansável busca pela arte, tudo isso resultante de muita dedicação, vontade e fé.

 

 

 

Carta de Amor

A paixão pela literatura e a adm iração por dois cantores populares foram o ponto de partida para a primeira incursão de Maria Cristina de Orleans e Bragança no mundo das letras. Killy, como é mais conhecida a filha mais nova da arquiteta Stella e do fotógrafo e empresário D. João de Orleans e Bragança, escreveu ‘Carta de amor’. Misto de ficção e realidade, ‘Carta de amor’ é protagonizado pelos cantores Alexandre Pires e Daniel e pela própria Maria Cristina, fã incondicional dos dois.