Saúde mental

Na adolescência e vida adulta, as pessoas com síndrome de Down podem apresentar desordens psiquiátricas como a depressão, distúrbios de comportamento e problemas de ajustamento. Quando um adolescente sofre algum baque ou não consegue enfrentar a vida após um evento estressante, ele pode chegar a desenvolver uma transtorno de adaptação. Apesar de esses distúrbios serem raros, o que se percebe é que eles ocorrem com uma frequência maior do que antes se presumia. Uma vez realizado o diagnóstico de um transtorno psiquiátrico, deve ser oferecido tratamento específico e aconselhamento.

Doença de Alzheimer

Outro problema que merece atenção especial no adulto com síndrome de Down é a doença de Alzheimer, à medida que ele envelhece. Muitos relatos falam do aumento da ocorrência desta condição em adultos com a trissomia, mas apesar de os cérebros das pessoas com síndrome de Down com 40 anos ou acima apresentarem anormalidades normalmente encontradas em pessoas com Alzheimer, não se pode afirmar categoricamente que todas elas desenvolvam a doença.

Muitos relatos também indicam que muitos adultos com síndrome de Down são tão normais quanto outras pessoas com deficiência e raramente exibem mudanças de personalidade ou os problemas psicológicos apresentados em quem tem Alzheimer. Estima-se que entre 15% e 25% de pessoas mais velhas com síndrome de Down apresentam sinais precoces de Alzheimer.

(Fonte: Síndrome de Down – Guia para pais e educadores – organizado por: Siegfried Pueschel)