Questões gastro-intestinais que podem afetar bebês com síndrome de Down

logo_movimento_downCerca de 10% dos bebês com síndrome de Down apresentam problemas gastro-intestinais desde o nascimento.

Essas anomalias variam em termos de gravidade. As anomalias mais “leves” incluem o estreitamento do intestino, que pode levar a vômitos e problemas de alimentação. As anomalias mais sérias incluem casos em que o intestino não é contínuo (atresia duodenal ou jejunal), ou onde o ânus não é perfurado (atresia anal). Esses problemas podem ter sido diagnosticados durante a gestação, ou o bebê pode desenvolvê-los no primeiro ou segundo dia de vida.

É necessária cirurgia para corrigi-los.

A doença de Hirschsprung é uma condição relativamente rara entre a população em geral, mas é mais comum entre as crianças com síndrome de Down (afetando cerca de 2% delas). Ela é caracterizada pela falta de células nervosas na parede intestinal inferior, próxima ao ânus. Isso significa que o intestino não consegue funcionar normalmente, empurrando as fezes até o ânus para evacuação. A doença pode ser diagnosticada no bebê recém-nascido, porque ele não evacua, ou pode se tornar aparente semanas ou meses depois, quando causa constipação crônica. O diagnóstico pode ser feito por uma combinação de exame médico, raio X e biópsia do intestino.

(Fonte: Down Syndrome UK)