Meu filho estuda numa escola regular, mas não está aprendendo. Como estimulá-lo?

Se o seu filho está matriculado em uma escola regular e não está aprendendo, é tarefa da escola ajudar esta criança a enfrentar suas dificuldades. Muitas vezes as crianças não aprendem por não entenderem a forma como o conteúdo está sendo apresentado. É importante, portanto, apresentar os conteúdos de formas diversas. Isso certamente facilitará a compreensão e possibilitará a ampliação de conhecimentos.

Uma outra estratégia para estimular o seu filho é incentivá-lo em sua curiosidade, promovendo pesquisas sobre tudo que possa interessá-lo, mesmo que não tenha ligação direta com os conhecimentos escolares.

Promover uma rotina de leitura e escrita é uma dica importante para ajudar seu filho a melhorar suas relações com a aprendizagem. Ler e escrever possibilitam que as crianças mostrem como compreendem o mundo e elaborem suas questões. Ao mesmo tempo, essas ações estimulam a linguagem e a criatividade.

Uma última sugestão seria incentivar a prática de brincadeiras entre as crianças e entre crianças e adultos. Jogos e brincadeiras possibilitam a interação, a construção de regras, inúmeras e variadas aprendizagens e, além disso, promove o contato das crianças com suas fantasias, estimulando enormemente suas capacidades criativas.

Se apesar dessas estratégias, a criança continuar apresentando dificuldades de aprendizagem seria interessante procurar um psicopedagogo para avaliar o que está acontecendo e pensar junto em novos encaminhamentos.