Investimento em esporte paraolímpico traz resultado histórico em Londres

O Brasil fez uma participação histórica nas Paraolimpíadas de Londres. Nesta edição dos jogos, que foi encerrada no último domingo, dia 09, o país conquistou 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. Nossos atletas conquistaram um inédito sétimo lugar no quadro geral de medalhas, melhor participação brasileira em todas as edições dos jogos. Outro marco foi o retorno da participação de atletas com deficiência intelectual.

Todo esse sucesso é fruto do investimento feito nos últimos anos. Os números indicam que o país nunca valorizou tanto seus atletas paraolímpicos. Somente no último ciclo olímpico, o financiamento vindo da Lei Piva, da Lei de Incentivo ao Esporte e do apoio dos governos estaduais e patrocinadores saltou de R$ 77 milhões para R$ 165 milhões. “Tivemos novos programas, como o Projeto Ouro. Escolhemos 15 atletas realizando uma preparação individualizada com cada um, cedendo equipe técnica própria, contratando sparrings e coisas do tipo. Além do pagamento fixo de bolsa-auxílio e tudo mais”, afirma Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, em entrevista ao IG.

Esporte aliado à educação, um desafio para 2016

Mesmo com todo o investimento e a valorização dos atletas com deficiência, o Brasil ainda precisa evoluir bastante às oportunidades dadas às pessoas com deficiência de maneira geral. Problemas como o preconceito e a falta de inclusão no mercado de trabalho dificultam muito a vida dessas pessoas. Dados do Ministério da Educação informam que há apenas 12 mil alunos com deficiência cursando o Ensino Superior no Brasil, ou seja, 0,2% dos seis milhões de estudantes universitários do país. Esse contexto faz com que muitas pessoas com deficiência vislumbrem o esporte único projeto viável de carreira.

“O deficiente no Brasil praticamente não tem acesso aos direitos básicos de cidadania. O esporte às vezes é um meio de reabilitação à vida comunitária, mas isso também gera um grande problema, pois o atleta fica sem acesso à educação. É diferente de países como Estados Unidos, onde ele pode conciliar os treinamentos com os estudos. Aqui, não existe este tipo de oportunidade”, critica a fundadora do IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Teresa Costa d’Amaral.

Confira todas as medalhas do Brasil nas Paraolimpíadas de Londres:

Andre Brasil – prata nos 200m medley SM10, ouro nos 50m livre S10, ouro nos 100m borboleta S10, prata nos 100m costas S10

Daniel Dias – ouro nos 50m livre S5, ouro nos 200m livre da S5 de natação, ouro nos 100m peito SB4, ouro nos 50m borboleta da natação, ouro 100m livre S5 na natação, ouro nos 50m costas da natação

Michele Ferreira – bronze no judô categoria até 52kg

Lúcia Teixeira – prata no judô categoria até 57kg

Daniele Bernardes – bronze no judô categoria até 63kg

Antônio Tenório – bronze no judô da categoria até 100kg

Yohansson Nascimento – ouro nos 200m T46

Alan Fonteles – ouro nos 200m T44

Terezinha Guilhermina e Jerusa Geber – ouro e prata nos 200m T11

Odair Santos – prata nos 1.500m T11

Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos – ouro na classe BC4 na disputa de pares mistos

Yohansson Nascimento – prata nos 400m T46

Felipe Gomes e Daniel Silva – ouro e prata nos 200m T11

Jonathan Santos – bronze no lançamento de disco F40

Jovane Guissone – ouro na categoria B da esgrima

Terezinha, Jerusa Santos e Jhulia Santos – ouro, prata e bronze nos 100m rasos T11

Edênia Garcia – prata nos 50m costas S4 da natação

Andre Brasil e Phelipe Rodrigues – ouro e prata nos 100m livre S10 da natação

Joana Silva – bronze nos 50m borboleta na natação

Goalball – prata no masculino

Lucas Prado – prata nos 400m T11

Shirlene Coelho – ouro no lançamento de dardo F37/38

Eliseu dos Santos – bronze na bocha BC4

Maciel Santos – ouro na bocha BC2

Brasil – ouro no futebol de 5 (tricampeonato)

Dirceu Pinto – ouro na bocha BC4 (bicampeonato)

Lucas Prado e Felipe Gomes – prata e bronze nos 100m rasos T11

Claudiney Batista – prata no lançamento de dardo F57/58

Tito Sena – ouro na maratona T46

 

Com informações dos portais IG e Terra.